15/10/2018 08:29

Lucas do Rio Verde atinge 70% de cobertura da vacina contra a gripe

A campanha nacional de vacinação segue até dia 1º de junho nas unidades de saúde
  • Ascom Prefeitura/Carolina Matter
  • 16/05/2018 16:21:00


Em Lucas do Rio Verde, cerca de 30% do grupo prioritário ainda não tomou a vacina contra a gripe. Isso corresponde a 2.880 pessoas, que devem procurar as unidades de saúde para a vacinação.

Entre os subgrupos com menor índice de vacinação estão crianças e gestantes. Já os idosos foram os que mais procuraram pela vacina nas últimas semanas.

A campanha contra a gripe é nacional e segue até o dia 1º de junho. Para cobertura total, a Secretaria de Saúde espera vacinar 9.431 pessoas no município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses a 4 anos (5 anos incompletos), puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), gestantes, idosos com mais de 60 anos, professores das redes pública e privada, trabalhadores da saúde, indígenas, pacientes com doenças crônicas, portadores de condições especiais e população privada de liberdade.

A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B (subtipo Brisbane).

Em Lucas do Rio Verde houve a confirmação de um caso de H1N1 com evolução sem gravidade, a paciente já está em casa e bem de saúde. Outros dois pacientes estão aguardando resultado dos exames laboratoriais. Além disso, a Vigilância em Saúde registrou três notificações.

A orientação aos munícipes é adotar medidas preventivas, como cuidados básicos e simples diariamente:

•    Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis;
•    Evite tocar a boca e o nariz;
•    Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
•    Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
•    Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
•    Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Sobre a gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

 

Horário de Atendimento 8h às 11h e 13h às 15h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300