20/11/2018 11:19

Prêmio Harri Müller de Meio Ambiente foi entregue nesta sexta-feira (08)

O prêmio representa um reconhecimento da prefeitura às pessoas, empresas e instituições que promoveram ações de preservação do meio ambiente
  • Ascom Prefeitura/Francieli Cela
  • 09/06/2018 10:43:00


Dando sequência à programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na noite desta sexta-feira (08) a entrega do 2º Prêmio Harri Müller de Meio Ambiente.

Nesta edição, o prêmio foi entregue para uma pessoa física e uma pessoa jurídica. Outra novidade foi a entrega do Certificado Empresa Amiga do Meio Ambiente que contemplou empresas e instituições do município que trabalham ou apoiam projetos sustentáveis e estão em sintonia com a preservação ambiental.

O prêmio representa um reconhecimento do Poder Público Municipal, visando homenagear as pessoas que promoveram ações no passado que resultaram na qualidade de vida nos dias atuais.

“A premiação é uma forma de agradecermos essas pessoas e empresas que de alguma forma conseguem melhorar e proteger o meio ambiente, através de ações de sustentabilidade. É também uma forma de incentivar que as empresas invistam nas questões ambientais e que desenvolvam ações sustentáveis, pensando na preservação do meio ambiente”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Albieri.

O primeiro ganhador do prêmio foi o ex-prefeito Werner Haroldo Kothrade, pela luta no passado para a manutenção das árvores às margens do Córrego Lucas do Rio Verde, em uma época que a ordem era desmatar para ocupar, ele buscou artifícios para proteger as nascentes, resultando na bela área existente que abriga o Parque dos Buritis e o Lago Ernani José Machado.

O prefeito Luiz Binotti ressaltou que muitos pensam que esta região, por ser agrícola, não cuida do meio ambiente, mas é o oposto, nesta região a preocupação com o meio ambiente é constante, o município tem muita área preservada, por isso é necessário evidenciar estas ações ambientais e este prêmio vem com esta proposta, de valorizar ações conscientes. “O Prêmio Harri Müller é uma homenagem da Administração às pessoas que ajudam a cuidar do nosso meio ambiente, é o nosso reconhecimento”.

O ganhador do 2º Prêmio Harri Müller de Meio Ambiente, na categoria pessoa física, foi o empresário e ex-prefeito Marino Franz. Além de ter contribuído com o meio ambiente como empresário, ele ainda colaborou durante as gestões 2005-2009 e 2009-2012, com diversos projetos e ações de incentivo à preservação, fortalecendo as áreas de proteção, criando lagos, parques e espaços verdes.

Representando Marino Franz na premiação, a filha Franciele Franz recebeu o prêmio e destacou a felicidade pelo reconhecimento. “A gente está muito feliz e tem a certeza que todo o trabalho que meu pai exerceu ao longo desses anos está sendo reconhecido, queremos que este trabalho sirva de exemplo para outras pessoas e também incentivar que cada um faça a sua parte”.

Na categoria pessoa jurídica, a ONG The Nature Conservancy (TNC) foi a homenageada. A TNC é uma organização voltada para a conservação ambiental, fundada em 1951. No município, a ONG cumpriu um importante papel no projeto Lucas do Rio Verde Legal que teve como objetivo conciliar o desenvolvimento agropecuário com a conservação ambiental e a responsabilidade social.

O coordenador de projetos da TNC, Alex Schimidt, salientou que o mérito é uma grande alegria. “A TNC continua com as portas abertas e trabalhando em parceria com o Município. E este é um momento para comemorar esse reconhecimento de sustentabilidade, a sociedade e os produtores tem esse anseio de produzir aliados à conservação, e nós estamos presentes neste trabalho”.

A programação da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente continua durante todo o mês, com palestras, corridas, passeios conscientes e teatro nas escolas.

Horário de Atendimento 8h às 11h e 13h às 15h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300