19/09/2018 00:02

Fórum Comunitário do Selo Unicef será realizado dia 18 em Lucas do Rio Verde

O fórum é uma das ações a serem realizadas para obtenção do selo
  • Ascom Prefeitura/Carolina Matter
  • 10/07/2018 08:16:00


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e os órgãos que compõem a rede de proteção social da infância e juventude realizam no dia 18 de julho, a partir das 7 horas, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017-2020.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância voltado à redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e jovens. O fórum é uma das ações que o município precisa cumprir para chegar à obtenção do selo.

Além desta atividade, outras fazem parte do desafio, como o cumprimento de pelo menos sete do onze indicadores e no mínimo doze resultados sistêmicos de um total de dezessete. “Nós queremos ter um olhar mais apurado para estas questões de fortalecimento e ações que venham impactar e melhorar os índices do município, especialmente nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros. Uma vez que o município é aprovado, ele vai poder utilizar o Selo Unicef por quatro anos, além de ser reconhecido como um município que cuida da criança e do adolescente, que se preocupa com essas questões políticas desse segmento, o Selo Unicef vai facilitar a captação de recursos oriundos de órgãos internacionais e nacionais”, explicou a assistente social e articuladora do processo em Lucas do Rio Verde, Gisele Bellotti de Rezende.

De acordo com Gisele, a realização do fórum é um atividade obrigatória para os municípios que aderiram ao projeto e será um espaço para garantir que a população seja ouvida antes e durante a elaboração do plano de ação até 2020 com as estratégias necessárias para que a gestão pública consiga ampliar o acesso aos direitos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à criança e ao adolescente e ainda a elaboração das políticas públicas. “Estamos apresentando o Selo Unicef para vários segmentos, escolas, entidades religiosas, instituições que executam serviços voltados às crianças e adolescentes, e identificando lideranças jovens que possam atuar de forma participativa na construção e execução do plano de ação”, comentou.

No fórum serão apresentados a metodologia do Selo Unicef e quais os indicadores que o município precisa cumprir, além da formação de grupos de trabalho para o debate e elaboração das estratégias que vão nortear as ações até 2020, que é quando acontece o segundo fórum para avaliar se o município cumpriu as metas para ser aprovado. “O fórum que acontece no dia 18 é aberto ao público e será um exercício à cidadania voltado às políticas das crianças e adolescentes, pois o poder público jamais dará conta de trabalhar isso sozinho e precisa do apoio e parceria de todos para trabalhar cada vez mais as questões de controle social, da participação da sociedade através de conselhos e com envolvimento do público alvo, que são os jovens”, completou a articuladora.

 

I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017-2020
Dia 18 de julho
A partir das 7 horas
No auditório da Prefeitura

 

Horário de Atendimento 8h às 11h e 13h às 15h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300