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Em 2018, Procon registrou mais de 5 mil atendimentos

Em dezembro foram realizados 236 atendimentos
  • Ascom Prefeitura/Carolina Matter
  • 26/12/2018 08:26:00


O Procon de Lucas do Rio Verde, com auxílio do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), registrou de janeiro a dezembro de 2018 um total de 5.069 atendimentos. Destes, 4.092 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a 80,73% do total das demandas no período.

Além destes atendimentos, também foram registradas 408 CIPs – Carta de Informação Preliminar (8,05%), 371 atendimentos por Simples Consulta (7,32%) e 160 “Extra Procon” (3,16%), que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

Neste ano, foram realizados ainda 30 encaminhamentos ao Juizado Especial Cível (0,59%), 7 atendimentos para Abertura Direta de Reclamação (0,14%) e 1 encaminhamento para fiscalização (0,02%).

No ranking dos fornecedores mais reclamados durante o ano no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 666 reclamações, o que corresponde a 13,05% do total. Na sequência aparecem as empresas: Oi Móvel S/A, com 329; Energisa Mato Grosso, com 210; Claro S/A, com 126; Banco Bradesco S.A., com 119; Embratel TVSat Telecomunicações S/A, com 115; Caixa Econômica Federal, com 106; Lojas Avenida Ltda, com 105; Sky Brasil Serviços Ltda, com 97; e Brasilcard Administradora de Cartões Ltda, com 73.

Somente no mês de dezembro, o Procon de Lucas do Rio Verde registrou 236 atendimentos. Destes, 189 foram resolvidos em atendimento preliminar, o que corresponde a cerca de 82,17% do total de atendimentos.

Também foram registrados 19 atendimentos “Simples Consulta”, 14 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 7 “Extra Procon”. Foi encaminhado ainda 1 processo ao Juizado Especial Cível e 19 atendimentos de retorno de CIPs.

O Procon também teve 6 CIPs concluídas e ainda aguardam retorno de fornecedores 13 Cartas de Informação Preliminar pendentes.

No ranking dos fornecedores mais reclamados em dezembro, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 28 reclamações, o que corresponde a 12,84% do total. Na sequência aparecem as empresas: Embratel TVSat Telecomunicações, com 12; Oi Móvel S/A, com 11; Claro S/A, com e Energisa Mato Grosso, com 8 cada; Caixa Econômica Federal e Lojas Avenida Ltda, com 7 cada; e Sky Brasil Serviços Ltda, com 6.

Fim de ano
O Procon informa que nos dias 26, 27 e 28 de dezembro não terá atendimento ao público conforme determinação da Superintendência Estadual. Neste período o sistema passará por manutenção. O atendimento retorna no dia 02 de janeiro. Os demais serviços da Galeria Central estão funcionando normalmente.

A Galeria Central de Serviços fica localizada na Avenida Paraná próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

 

Horário de Atendimento 7h às 11h e 13h às 15h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300