Slide Image 1 Slide Image 2 Slide Image 3 Slide Image 4 Slide Image 5 Slide Image 6 Slide Image 7 Slide Image 8 Slide Image 9
Notícias


 

 

Interiorização da UFMT será discutida em Lucas do Rio Verde
Ascom/Carolina Matter
01/08/2013 - 15:32

 

A implantação de três novos polos da UFMT no estado também será abordada durante o debate

 

hamid.soltani

A interiorização da Universidade Federal de Mato Grosso e a implantação de três novos polos da universidade federal no estado serão amplamente discutidas em Lucas do Rio Verde nesta sexta-feira (02). O assunto será tema de debate e palestra com o vice-reitor da universidade, professor João Carlos de Souza Maia.

Com crescimento econômico em torno de 12% ao ano, Lucas do Rio Verde aponta a necessidade de qualificação de mão de obra para que as vagas de emprego ofertadas sejam ocupadas. Em um levantamento realizado recentemente constatou-se que a demanda por ensino superior chega a quase nove mil jovens no município e região, sendo 2.630 alunos cursando o ensino médio nas escolas públicas e privadas de Lucas do Rio Verde, e mais de seis mil nos municípios circunvizinhos.

Para atender a demanda e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho estão sendo estudadas alternativas, como é o caso dos cursos profissionalizantes, e agora a solicitação de cursos superiores de instituições públicas.

A interiorização da UFMT faz parte de um plano de expansão universitária, que tem como objetivo ministrar o ensino superior, sob suas diferentes formas e modalidades, nos diversos campos do saber, desenvolvendo a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento. A iniciativa contempla ainda a promoção de cursos fora das sedes até que sejam construídos novos campi. Também há possibilidade de implantação de cursos modulares em municípios do interior.

Atualmente a UFMT possui cinco campi: Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Sinop, e  mantém na área de ensino, projetos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Ao todo são mais de 50 cursos regulares de graduação, cerca de 30 cursos de especialização, além de cursos de mestrado.

A palestra é gratuita, aberta a toda população, e será realiza nesta sexta-feira (02) às 15h30 no Pavilhão de Palestras durante a Expolucas 2013.


Professor João Carlos de Souza Maia

O atual Vice-Reitor da UFMT é o professor João Carlos de Souza Maia, da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária  (Famev), graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Associado, nível III da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Mecanização Agrícola, atuando principalmente na parte de manejo do solo com ênfase na avaliação de atributos físicos e compactação do solo em cerrados. É professor no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical da UFMT e ministra as disciplinas de Mecanização Agrícola e Física do Solo nos cursos de mestrado e doutorado. Tem trabalhado na relação máquina-solo-planta com as principais culturas de interesse econômico nos cerrados de Mato Grosso. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) de 1997 a 2003 e de 2009 a 2011.



 

Leia também

 

  Prefeitura Online Nossa Cidade Administração Fala Cidadão
  Licitações Características Prefeitura Ouvidoria
  Concursos Economia Secretarias Assessoria Imprensa
  Legislação Localização Autarquias Telefones Úteis
  Requerimentos Símbolos Gabinete  
  Notícias Atrativos Turísticos Organograma  
  Publicações Galeria    
  Calendário de Eventos Mapa da Cidade    
  Vagas de Emprego Videos    
Copyright © 2013 Todos os Direitos Reservados