Atrativos Turísticos
 

Atrativos Culturais

01- Expolucas

O município realiza anualmente, na primeira semana de agosto, a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Lucas do Rio Verde (EXPOLUCAS). Promovida pela Associação dos Organizadores, a feira conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (ACILVE) e a parceria de estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e de instituições financeiras.

Como um verdadeiro marco, a EXPOLUCAS, que acompanhou todo o processo histórico do município e tantas vezes serviu de espaço para a discussão de novas idéias e a revelação dos sucessivos avanços, transformou-se rapidamente numa das maiores vitrines do agronegócio de Mato Grosso.

Mais que um local privilegiado para transações comerciais, a EXPOLUCAS oferece shows de primeira linha, rodeio de peões, bingos e excelentes prêmios aos visitantes. Enfim, uma variada gama de atrações artísticas, culturais e de entretenimento oferecida por esta bela cidade que recebe a todos sem distinção e de braços abertos.

 
 

02- Novemberfest

É uma festa típica organizada pela diretoria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Lucas do Rio Verde. Já está na sua 11ª edição e geralmente acontece em meados do mês de novembro.


Tradicionalmente, o evento é aberto na quinta-feira, com a realização de um Jantar das Nações com comidas típicas da culinária alemã e outros grupos étnicos que compõem a sociedade local, seguido de baile animado por bandas que costumam tocar em festas similares do sul do país.

 
Além do jantar, também a turma do Clube da Melhor Idade pode prestigiar o matinê que geralmente acontece na sexta-feira após um delicioso almoço. O Baile do Chopp é a grande atração do sábado e a cada ano tem atraído mais público de vários municípios da região.

 

03- Show Safra

Realizado anualmente no mês de janeiro, o Show Safra também é organizado pela Fundação Rio Verde e seus parceiros. O evento surgiu da necessidade de proporcionar aos participantes uma oportunidade melhor de obtenção de conhecimento dos assuntos relativos às culturas de safra principal cultivada na região.

O Show Safra é um espaço que coloca à disposição dos participantes, vitrines de máquinas e equipamentos, palestras, cursos e seminários. Atrai uma média de 20 empresas parceiras e a participação de produtores, técnicos e estudantes das diversas regiões do estado e do país.


  

 

04- Festlucas

O Festival de Pesca Esportiva de Lucas do Rio Verde (Festlucas) teve sua primeira edição em 2005. A organização é de responsabilidade da Associação do Desenvolvimento do Turismo de Eventos (ADTUR), que conta com total apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

Realizada no Rio Verde, a competição atrai amantes dessa prática de vários pontos do Estado e desde 2006 se firmou como uma das etapas do Campeonato de Pesca Esportiva de Mato Grosso, um dos mais importantes da modalidade em todo o país quer pela quantidade e variedade de peixes, quer pela beleza dos rios e de outros encantos da natureza.
Embora muito recente, ano após ano, o evento tem se destacado por sua infra-estrutura e ótima qualidade organizacional, pois, além de fazer da premiação um dos pontos altos da festa, com a entrega de carro zero para a equipe vencedora desde a primeira edição, ainda oferece shows e atrações variadas para o público. Um sucesso tão grande que em 2005 ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Top de Turismo.

 

5- Entec$$

O Encontro Nacional de Tecnologias para Segunda Safra (ENTEC$$) é realizado anualmente, no mês de maio, pela Fundação Rio Verde e seus parceiros. O Evento apresenta aos participantes importantes ferramentas para o agronegócio, através de vitrines de tecnologias, máquinas e equipamentos, ciclos de palestras e estandes de produtos e serviços.

O ENTEC$$ conta com a colaboração e a presença de empresas nacionais e estrangeiras que aqui vem apresentar seus produtos, suas tecnologias e serviços.


 

 

Atrativos Turisticos

01- Parque Municipal dos Buritis

A imensa área verde de proteção do Córrego Lucas deu origem ao Parque dos Buritis, uma reserva de preservação permanente que divide ao meio os 3.3033,28 hectares de perímetro urbano.
 

Localização:
Avenida Mato Grosso – Centro
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 13h30min às 18 horas.


 

 

02- Lago Ernani José Machado

O Lago Ernani José Machado situa-se na área verde do Córrego Lucas, entre as avenidas Mato Grosso e Tocantins, onde foi construído um calçadão e trilhas para caminhada, além de uma ponte interligando os dois lados do lago.
 

É um dos cartões postais do município, que atrai inúmeros visitantes e onde têm sido realizados eventos esportivos, artísticos e culturais.



 

 

03- Usina Hidroelétrica Canoa Quebrada

O nome foi dado a uma área do Rio Verde, a 15 quilômetros a jusante da PCH, por um proprietário de terras ribeirinhas, que teve sua embarcação quebrada na corredeira e chegou a instalar no local uma placa com a indicação “Canoa Quebrada”.


Distante cerca de 35 quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde encontra-se a Pequena Central Hidrelétrica Canoa Quebrada, com potência de 28 MW, energia suficiente para atender uma cidade de 100 mil habitantes.
O lago formado com a instalação da usina é propício para o lazer, especialmente para passeios de barco e jet-ski.


 

 

04- Rio Verde

Conforme descrição do Projeto Brasil das Águas – Sete Rios 2007, o Rio Verde nasce na Fazenda Santa Clara, município de Santa Rita do Trivelato e Nobres, a 555 metros de altitude. Já sua foz está situada no Rio Teles Pires, limite tríplice dos municípios de Ipiranga do Norte, Sorriso e Sinop.


Não há cachoeiras em seu percurso, apenas algumas corredeiras pequenas.
O Rio nasce na região do cerrado e depois cruza o bioma da Floresta Amazônica.
 

A beleza natural do Rio Verde, com suas águas limpas e suas matas, que são refúgio para a fauna, criam um potencial de turismo ecológico ainda não desenvolvido.
 

Nos finais de semana algumas pessoas costumam usufruir do Rio Verde para passeios de barco, caiaque, jet-ski, pesca e para tomar banho.