I - Exercer as atividades de planejamento governamental mediante a orientação normativa e metodológica aos diversos órgãos municipais na concepção e desenvolvimento das respectivas programações;
II - Coordenar a elaboração da Proposta Orçamentária em conjunto com todas as Secretarias;
III - Orientar, implementar e coordenar a elaboração dos instrumentos de planejamentos (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentários e Lei Orçamentária Anual) junto aos órgãos governamentais;
IV - Exercer atividades em prol da efetividade do Planejamento Urbano, buscando desenvolvimento de políticas públicas que visem estruturar a organização urbana do município;
V - Orientar, acompanhar e controlar a execução de planos de urbanização, de acordo com a legislação urbanística do Plano Diretor;
VI - Implementar os projetos do Plano Diretor, Plano Estratégico, Plano Organizacional e Plano de Desenvolvimento;
VII - Formular, coordenar e executar as políticas públicas de habitação no âmbito do Município de Lucas do Rio Verde;
VIII - Dar suporte para que o Conselho Municipal de Habitação cumpra suas atribuições;
IX - Dar suporte para que o Conselho Municipal de Cidade cumpra suas atribuições;
X - Gerenciar e acompanhar as ações da Casa dos Conselhos;
XI - Gerenciar e elaborar políticas públicas para o cemitério Municipal;
XII - Assessorar o Prefeito Municipal nos assuntos de sua competência e que nesta Condição lhe forem cometidos e fornecer dados e informações a fim de subsidiar o processo decisório;
XIII - Executar as atribuições que lhe forem delegadas e outras definidas em normas específicas