I - Exercer as atividades de planejamento governamental mediante a orientação normativa e metodológica aos diversos órgãos municipais na concepção e desenvolvimento das respectivas programações;

II - Coordenar a elaboração da Proposta Orçamentária em conjunto com todas as Secretarias;

III - Orientar, implementar e coordenar a elaboração dos instrumentos de planejamentos (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentários e Lei Orçamentária Anual) junto aos órgãos governamentais;

IV - Exercer atividades em prol da efetividade do Planejamento Urbano, buscando desenvolvimento de políticas públicas que visem estruturar a organização urbana do município;

V - Orientar, acompanhar e controlar a execução de planos de urbanização, de acordo com a legislação urbanística do Plano Diretor;

VI - Implementar os projetos do Plano Diretor, Plano Estratégico, Plano Organizacional e Plano de Desenvolvimento;

VII - Formular, coordenar e executar as políticas públicas de habitação no âmbito do Município de Lucas do Rio Verde;

VIII - Dar suporte para que o Conselho Municipal de Habitação cumpra suas atribuições;

IX - Dar suporte para que o Conselho Municipal de Cidade cumpra suas atribuições;

X - Gerenciar e acompanhar as ações da Casa dos Conselhos;

XI - Gerenciar e elaborar políticas públicas para o cemitério Municipal;

XII - Assessorar o Prefeito Municipal nos assuntos de sua competência e que nesta Condição lhe forem cometidos e fornecer dados e informações a fim de subsidiar o processo decisório;

XIII - Executar as atribuições que lhe forem delegadas e outras definidas em normas específicas