A grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum.

Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início ao Programa de Castração, com a intenção de controle de natalidade de cães e gatos (Lei nº 2540/2016).

 

O procedimento de castração é fundamental para impedir o nascimento desordenado de animais nas ruas que não dispõem de cuidados. Deixar que o animal se reproduza pelo próprio instinto, sem os mínimos cuidados, traz uma série de malefícios para a saúde do próprio animal, que está sujeito a se contaminar por várias doenças, bem como para a saúde da população que convive com eles.

Neste sentido, a Prefeitura firmou parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas), através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021), com o intuito de diminuir a quantidade de animais abandonados e dar maior qualidade de vida aos mesmos, tendo como resultado melhora na saúde pública.

O projeto de castração de cães e gatos, no container instalado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, irá atender proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados errantes que por alguma causa estão em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, desde que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Alpatas.

Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar conforme modelo abaixo.

Através da castração, uma série de problemáticas oriundas do descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo um maior bem-estar a estes animais e à população.

 

Obrigações do proprietário ou tutor:

Modelo de roupa pós-cirúrgica para fêmeas:

Localização

Contato
Telefone : (65) 99844-2695
Endereço : Avenida da Fé - Tessele Junior

 

Documentos obrigatórios para o cadastro: