SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 07:17:51

Invasão de área pública é crime e pode desclassificar famílias em programas habitacionais

Gestão Municipal atua para conter ocupações irregulares
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
02/07/2022 07:28

(Foto: Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta que invadir territórios é uma violação, especialmente no caso de áreas públicas, e, no âmbito municipal, essa prática pode desclassificar quem está pleiteando imóvel em programas habitacionais.

A Lei Federal nº 4.947, no art. 20, estabelece que invadir terras da União, dos Estados e dos Municípios, com intenção de ocupação, é crime e está sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos.

Respaldada na legislação, a Gestão Municipal tem atuado para reintegrar posse de uma área localizada no bairro Jardim Primaveras, que está atualmente ocupada irregularmente por cerca de 10 famílias.

A área faz parte do projeto habitacional de loteamento popular, com a proposta de atender famílias com renda inferior a dois salários mínimos. O projeto de lei que trata da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) para as regiões do Jardim Primaveras e Amazônia foi encaminhado à Câmara Municipal.

“Entendemos a necessidade das famílias em busca de moradia própria, mas não podemos permitir que áreas públicas sejam invadidas, especialmente como neste caso em que projetamos para o espaço os terrenos populares. Algumas pessoas, na inocência talvez, acabam praticando esse crime, só que elas podem ser punidas, inclusive com a desclassificação em programas habitacionais”, explica a procuradora do Município, Derlise Marchiori.

Atualmente, a Gestão Municipal trabalha em dois projetos habitacionais: o de terrenos populares, ainda em fase inicial, e o Condomínio Águas do Cerrado, com 1.536 apartamentos, que já iniciou terraplanagem.

Os critérios para seleção dos contemplados dos projetos serão definidos pelo Município com aprovação do Conselho Municipal de Habitação.

Ocupação irregular
Entre as medidas da Prefeitura para conter ocupações irregulares de áreas públicas está o reforço na fiscalização de maneira a impedir que novas invasões aconteçam e vistoria frequente nas áreas públicas da cidade. A gestão atua ainda com o objetivo de manter e preservar as áreas institucionais para servir o coletivo, para o bem-estar de toda a população.

Além disso, é importante o auxílio da comunidade em denunciar atos de invasão para reforçar a garantia de que o bem público seja utilizado em prol de todos os luverdenses.

Denúncias devem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita) ou pelo aplicativo Lucas Cidadão no site https://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/ ou aplicativo no celular.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PROCURADORIA

Fotos:

26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo

22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos

21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania

20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda

19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses

15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde

13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores

12/03/2024 15:00

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

11/03/2024 17:05

Prefeitura divulga lista dos inscritos para o Habitacional Sonho Meu

Próximos passos são os períodos de denúncias e visitas das equipes técnicas

11/03/2024 11:09