SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

29/03/2024 02:52:11
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=desenvolvimento-economico-planejamento-e-cidade&cod=11402

Agricultores familiares terão apoio com pesquisas na Fundação Rio Verde

Projeto Campo 365 será desenvolvido com a parceria do Município, Embrapa e Empaer
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
25/03/2023 09:40

(Foto: Ascom Prefeitura/ Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

O projeto para incentivar pequenos produtores “Campo 365 -  Experimentos da Agricultura Familiar” foi lançado na manhã desta sexta-feira (24), no estande da Prefeitura de Lucas do Rio Verde durante o Show Safra. Participaram do lançamento o prefeito Miguel Vaz, o deputado estadual Gilberto Cattani, representantes da Embrapa, Empaer e Fundação Rio Verde, além de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades e empresas.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Rio Verde, em parceria com as instituições de pesquisa do agro e o Município para fomentar a produção da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde. Juntos, eles irão desenvolver e aprimorar a fruticultura, cafeicultura, olericultura e os SAFs que são sistemas agroflorestais biodiversos, ou seja, formados por plantios de diferentes espécies vegetais na mesma área e, ao mesmo tempo, e possuem alta capacidade para melhorar o meio ambiente.

“As pesquisas que se desenvolvem são muito voltadas ao grande produtor, como a soja, mas queremos desenvolver diversas atividades envolvendo outras produções, pensando no pequeno produtor. Vamos acessar pesquisadores e estrutura técnica de qualidade e daremos todo suporte para que os agricultores participem”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.  

A cultura do café é considerada promissora no solo de Mato Grosso e um foco das pesquisas que vem sendo realizadas pela Empaer. O presidente Renaldo Loffi conta que o café está sendo plantado com muito sucesso e o objetivo é desenvolver as tecnologias que atendam as propriedades produtores com novas culturas. 
“Temos uma equipe multidisciplinar para a agricultura. A Empaer trabalha diversas culturas e com tecnologia vamos atender a agricultura familiar, além do trabalho de extensão rural”, disse Renaldo. 

No Campo 365, os produtores que já recebem suporte da Prefeitura terão incentivo para desenvolver também irrigação de baixo custo, mecanização e aplicação de bioinsumos. O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de Pesquisas. Serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.

“Vamos trabalhar na validação e uso de várias cultivares, principalmente a fruticultura, como maracujá, o mamão, e outras que temos desenvolvidos pela Embrapa. Queremos ser também um centro de demonstração e treinamento aos produtores interessados em desenvolver novos cultivares”, apontou a chefe geral da Embrapa, Laurimar Vendrusculo. 

O presidente da Fundação, Joci Piccini, destaca que percebeu a necessidade de voltarem o olhar para o pequeno produtor e a importância de participar do crescimento da categoria. “Precisamos ‘pagar essa dívida’ para que o produtor de Lucas do Rio Verde seja referência, para o estado e todo o Brasil. Temos possibilidades e condições, o corpo técnico da Fundação tem conhecimento e o nosso laboratório pode fazer toda a análise das sementes, porcentagem de germinação, para fazer uma agricultura garantida e com mais resultado”, apontou Joci. 

“Essa união de esforços vai gerar bons frutos. Esse espaço da Fundação Rio Verde e toda a qualidade técnica de pesquisa dessas instituições que vão realizar o projeto vão servir para a agricultura familiar ficar ainda mais diversificada. Ela precisa ser rentável, para que quem trabalha possa se fixar no campo, mas principalmente gerar renda”, enfatizou o prefeito Miguel.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/03/2024 14:00

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual


26/03/2024 11:30

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

Mais de 17 mil pessoas passaram pela 5ª edição da Smart City Expo


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores


22/03/2024 16:04

11ª edição do Show Safra ofereceu orientações de linhas de crédito ao empreendedor e empresário

Todas as informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso


20/03/2024 08:43

Show Safra: Empreendedores recebem orientação sobre linhas de crédito

Objetivo é intensificar o acesso ao crédito para os empreendedores do município e região


19/03/2024 20:00

InPacto Lucas marca início do ciclo de palestras no Show Safra

Palestra marcou o meu primeiro dia de programação da feira voltada ao agronegócio


18/03/2024 17:00

Portas abertas: Prefeitura e Sesi inauguram nova estrutura do Restaurante do Trabalhador

Intuito é ofertar à população refeição de qualidade, segurança alimentar, eficiência operacional, sustentabilidade e atendimento às normas e regulamentações


15/03/2024 17:07

Parceria entre Prefeitura e Fecomércio-MT levará serviços de saúde, esporte, lazer e qualificação profissional aos luverdenses

Unidades do Sesc e do Senac serão inauguradas no município ainda este ano para ampliar atendimentos aos comerciantes, comerciários e população


15/03/2024 12:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde é presença confirmada no Show Safra 2024

No stand, cada participante da feira conhecerá um pouco mais sobre o Município


15/03/2024 07:41

Empreendedorismo em Lucas do Rio Verde: Parcerias e iniciativas de sucesso impulsionam o desenvolvimento local

Ações fortalecem a economia local e geram emprego e renda à população


14/03/2024 09:18

Potencialidades do Show Safra para o impulsionamento do comércio local foram debatidas em encontro

Evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade