SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

28/03/2024 07:57:12

Gestão Miguel Vaz e IBGE discutem estratégias para avançar na coleta de dados do Censo

Uma das dificuldades apresentadas foi a resistência por parte da população em receber os recenseadores
Por Ascom Prefeitura/Carla Braganholo
25/01/2023 13:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcelo Paulino)

Nesta quarta-feira (25), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade se reuniram com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo do encontro foi conhecer o resultado preliminar do Censo Demográfico 2022.

O censo do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população, tendo como objetivo a atualização de quantidade de habitantes, possibilitando que estratégias de desenvolvimento sejam traçadas de acordo com a realidade do município, permitindo benefícios e recursos para investimento nas áreas sociais.

Durante a reunião, o coordenador do Censo, Pedro Spoladore, elogiou a parceria da gestão junto ao Instituto, onde foram estabelecidas prioridades e metas ao longo das reuniões regulares. “Desde o início a Prefeitura nos disponibilizou os melhores quadros para que pudéssemos trabalhar com planejamento prévio, definições de postos e o processo seletivo. Nunca nos faltou apoio”, afirma o coordenador.

Outro assunto discutido foi sobre a resistência por parte da população em receber os recenseadores nas casas para que seja realizada a coleta de informações. Com isso, foi preciso um novo planejamento logístico e flexibilidade de horário para que seja possível o término da pesquisa no município. No encontro, também foram discutidas outras estratégias para que o Censo possa atender àqueles que ainda não foram visitados.

“O Censo é extremamente importante para o município. Muitos recursos estão vinculados à contagem populacional. Por isso, peço mais uma vez a todos os luverdenses para que recebam os recenseadores e prestem todas as informações solicitadas. Não precisa ter receio, a equipe está identificada com colete e crachá, executando o trabalho de forma muito tranquila e transparente”, declara o prefeito, Miguel Vaz.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode identificar se o agente é ou não do IBGE através do site www.ibge.gov.br, solicitando o número da matrícula, identidade ou CPF do recenseador, ou através do telefone 0800 721 8181.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE

26/03/2024 11:30

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

Mais de 17 mil pessoas passaram pela 5ª edição da Smart City Expo