SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

19/04/2024 05:36:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=seguranca-publica&cod=11318

Botão do Pânico ajuda a salvar vidas de mulheres em Lucas do Rio Verde

Aplicativo é parte do trabalho de combate à violência de gênero pela rede de apoio e enfrentamento
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
08/03/2023 07:50

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Demorou cerca de sete anos para que Simone* conseguisse tomar coragem para denunciar seu agressor, enfrentando ao longo desse tempo um relacionamento abusivo. Graças ao Botão do Pânico, recurso garantido pela Prefeitura em 2022, que funciona por meio de um aplicativo, ela teve sua vida salva no momento que mais precisava e aquele que a ameaçava foi detido pelas autoridades. 

“Eu largava dele e ele não largava de mim. Registrei boletim de ocorrência, que ele estava me agredindo com palavras, com ofensas, injúria e difamação. Me mandaram instalar o Botão do Pânico. Depois de um mês ele voltou, quando apertei o aplicativo e não deu nem dez minutos já encostou a viatura. Se não tivesse chegado, poderia acontecer algo pior”, descreve a mulher sobre os abusos psicológicos e o momento em que seu agressor foi preso. 

A história desta mulher é, infelizmente, similar à de muitas outras mulheres, mas foi a coragem para denunciar e a busca por apoio para enfrentar a violência que fizeram a realidade por ela enfrentada ser diferente - e não ter um possível desfecho trágico. 

Além do Botão do Pânico para mulheres com medida protetiva, são grandes os esforços da gestão municipal para apoiar o trabalho das forças de segurança no combate à violência de gênero, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Assistência Social. 

Entre as medidas fomentadas pelo Município, a construção do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher é uma delas. Inaugurado em 2021, o espaço alocado à Delegacia da Polícia Civil foi criado especialmente para acolher, de forma humanizada, mulheres vítimas de violência, com apoio psicológico e de assistência social às vítimas. 

“Ele era muito agressivo com palavras, me xingava, ameaçava de morte. Eu denunciava e ele vinha aqui bêbado, querendo quebrar tudo. Se eu falava para ele ‘eu não quero mais’, ele vinha aqui querendo quebrar tudo. Entrava, invadia minha casa para me agredir. Eu ficava em pânico, era oprimida. Ele não queria que eu saísse na rua”, expõe a vítima, sobre os abusos sofridos.  

Outra ação complementar a esse trabalho foi a aquisição de uma viatura da Guarda Civil Municipal exclusiva para o atendimento dessas ocorrências, caracterizada com o selo do projeto Patrulha Maria da Penha. Atualmente, 107 mulheres com medida protetiva estão sendo acompanhadas pela Guarda por meio do Botão do Pânico e, no ano passado, foram 11 acionamentos. 

“Muitas vezes elas acham que não é necessário, que está tudo tranquilo e a situação não é tão grave assim. O aplicativo é uma ferramenta de muita agilidade para conseguirmos atender com rapidez, pela localização, que mostra onde aquela vítima está na hora do acionamento. As mulheres podem se sentir abraçadas e devem denunciar, procurar essa rede de apoio”, contou uma das agentes à frente do atendimento do aplicativo, Guarda Municipal, Tatiane Bento. 

Em 2022, foram registradas 101 mortes violentas de mulheres no estado de Mato Grosso, uma delas em Lucas do Rio Verde, conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

A delegada de polícia do município, Ana Terra, reforça que a violência contra a mulher pode ocorrer de diversas maneiras e não apenas com agressão física, mas também psicológica, moral, sexual e patrimonial. 

“Na maioria das vezes, o ciclo da violência doméstica dura anos e vários términos, até que seja possível confirmar que existia aquele ciclo. Os homens que tendem a manter um relacionamento abusivo constroem uma autoimagem de parceiro perfeito, de pai perfeito, e dificultam essa revelação pela mulher. Eles oscilam entre situações de ameaça, xingamento, para uma de perfeição, companheirismo, e isso acaba fazendo com que a mulher fique com dúvida se ela vive ou não um relacionamento abusivo”, esclareceu a delegada. 

Pela Secretaria de Assistência Social, as estruturas do Cras e Creas também estão à disposição, ofertando, inclusive, cursos de formação e capacitação, como uma forma de incentivo às vítimas que sofrem também por conta de dependência financeira. 

Denuncie a violência

O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.

*Nome fictício adotado para preservar a vítima. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2024 09:47

Emplaca Lucas: Próximo sorteio da campanha será em maio

Veículos transferidos ou que receberam primeiro emplacamento podem concorrer aos prêmios


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2024 11:20

Secretaria de Segurança Pública reforça efetivo para a 3ª Festa do Milho

Evento terá videomonitoramento com reconhecimento facial


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


22/03/2024 11:24

Novas viaturas da Guarda Civil Municipal são apresentadas no Show Safra

60 agentes que estão em curso de formação para integrar a GCM estiveram presentes na feira


18/03/2024 16:50

Prefeitura divulga edital complementar nº 02 do Concurso da GCM

Convocados devem se atentar ao recurso sobre as provas do Curso de Formação Profissional


09/03/2024 13:30

Curso de Formação da GCM inicia com recepção de autoridades

60 candidatos aprovados nas fases anteriores do concurso participam da etapa final do processo seletivo


07/03/2024 16:28

Município e Estado discutem melhorias para segurança pública em Lucas do Rio Verde

Prefeito Miguel Vaz recebeu o secretário de Segurança Pública do Estado para debater ações para o município


05/03/2024 17:01

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança obra da base da Cavalaria e anuncia reforço de 20 novos policiais militares

Ação reforça os investimentos na área e garantirá mais segurança para a população luverdense


15/02/2024 17:11

Concurso da GCM: convocação para curso de formação está disponível

Convocados têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar documentos exigidos para a matrícula


14/02/2024 16:08

Guarda Civil Municipal receberá novas viaturas para ações de segurança

Veículos serão utilizados em ações da GCM como a ronda escolar e ações de segurança pública