SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

19/04/2024 02:10:28

Guarda Civil Municipal é apresentada à sociedade luverdense

Grupo de guardas participou de cerca de 200 horas de formação que contemplou aulas teóricas e práticas
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
03/08/2022 10:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A noite desta terça-feira (02) foi de celebração para a turma de Guardas Civis de Lucas do Rio Verde, que passou por um curso de formação profissional ministrado pela Guarda Civil de Cotia (SP). Os servidores foram apresentados aos luverdenses em uma solenidade na Câmara Municipal. Cada grupo de guardas participou de cerca de 200 horas de formação que contemplou aulas teóricas e práticas.

Para a formação, os guardas receberam treinamento em armamento e tiro, defesa pessoal, escola VIP, abordagem pessoal, direção defensiva, técnicas de tiro defensivo, Direito – aspectos legais do uso da arma de fogo, Direito – legislação aplicada, avaliação teórica e avaliação prática. A formação foi oferecida por meio de um convênio firmado pelas secretarias de Segurança de Lucas do Rio Verde e de Cotia (SP).

Para o prefeito Miguel Vaz, esse momento é memorável. “Hoje, apresentamos para a sociedade a nossa Guarda Civil Municipal totalmente reestruturada, com novo estatuto, plano de carreira, dentre outras mudanças necessárias para os nossos profissionais. Nossa Guarda está preparada para as novas missões e contribuirá de forma significativa com a segurança do nosso município”, pontua.

O comandante da Guarda Civil de Lucas do Rio Verde, J. Lima, reforça a importância do treinamento. “Nós somos gratos ao que aprendemos em Cotia, foram tantos aprendizados que se tornaram necessários para o bom desenvolvimento da nossa guarda que agora se tornará armada. Temos muito trabalho pela frente e o nosso maior objetivo é continuar oferecendo segurança de qualidade para a sociedade, bem como para os nossos profissionais”, discorre.

Para o secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha, o momento é de realizações. "São muitas pessoas responsáveis pela realização desse sonho, mas graças ao prefeito Miguel Vaz se tornou realidade. Temos agora, uma guarda preparada para a sociedade e com certeza isso refletirá na segurança dos luverdenses", comemora.

Ainda de acordo com o comandante J. Lima, a partir da formação, a Guarda Civil Municipal deverá atuar na proteção da população, colaboração com órgãos de segurança pública e em mediação de conflitos, supervisão do Ciosp - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, e outros direitos e deveres enquanto guardas municipais.

Os atuais servidores públicos da Guarda Municipal, desde que preencham os requisitos exigidos para sua investidura, poderão ser enquadrados ao cargo de Guarda Civil Municipal e Classe.

Segundo o sub-comandante Geovane Romao, a corporação deverá ser organizada por Posto e Classe, sendo divisão hierárquica com Comando-geral; Subcomando-geral; Inspetorias de Apoio Técnico Operacional, de Treinamento e Aprimoramento e de Apoio Administrativo; Subinspetorias; e quatro classes distintas. O ingresso à corporação será por concurso público.

Na ocasião, Romao se tornou subcomandante, Fábio Medeiros, inspetor de apoio técnico e Pedro Vinícius Baumbach, corregedor.

Novos investimentos em Segurança Pública

Tecnologia

• Investimento de aproximadamente R$ 8 milhões em fibra ótica, que irá interligar todo o município e permitir o cercamento digital. (90 km de fibra ótica).

• Instalação de 128 câmeras de alta tecnologia.

Parceria com o Estado

• Instalação de mais 272 câmeras.

Ciosp

• Investimento no Ciosp, interligado ao sistema das forças de segurança do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros.

Infraestrutura

• Construção da nova sede do Batalhão da Polícia Militar – 778 m² e investimento de R$ 2,2 milhões.

• Ampliação da sede da Polícia Civil – reforma do prédio antigo 635 m² e ampliação de 1.262 m². Valor orçado em R$ 4,7 milhões.

• Construção da nova base do Corpo de Bombeiros, mais próximo da área urbana, garantindo mais rapidez e agilidade no atendimento as vítimas, 346 m², valor orçado em aproximadamente R$ 750 mil.

Iluminação

• Parceria com o Governo do Estado para a substituição de todas as lâmpadas comuns por LED, 13.976 lâmpadas. Convênio com o Estado no valor de R$ 6,7 milhões e contrapartida do Município de R$ 1,7 milhão. Valor total R$ 8,5 milhões.

Novo projeto

• Parceria com o Governo do Estado para a implantação do Serviço Especializado da Cavalaria em Lucas do Rio Verde.

SEGURANÇA PÚBLICA

17/04/2024 09:47

Emplaca Lucas: Próximo sorteio da campanha será em maio

Veículos transferidos ou que receberam primeiro emplacamento podem concorrer aos prêmios