MUSEU HISTÓRICO

11/05/2024 10:33:06

Autoridades e pioneiros participam do lançamento do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde

Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
02/08/2018 09:32

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)

Na primeira noite da Expolucas edição especial, Lucas do Rio Verde 30 anos, no stand da Prefeitura, no Pavilhão do Algodão, no Parque de Exposições foi lançado oficialmente a criação do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde.

No evento foi realizado uma mostra de 120 fotografias, que retratam em uma linha do tempo o desenvolvimento da cidade, por meio do ‘Memorial Histórico de Lucas do Rio Verde’ que faz parte do projeto de criação do Museu. O ato contou com a presença de autoridades e pioneiros que se emocionaram com os registros resgatados.

O prefeito Luiz Binotti destacou a importância de preservar a história do município e oportunizar que os mais jovens também possam conhecer mais sobre o crescimento de Lucas do Rio Verde. “Ter o museu é uma forma da gente guardar a memória das pessoas que trabalharam e mostrar para as nossas crianças nas escolas como foi o crescimento da nossa cidade. Após a Expolucas, o museu será itinerante e vai passar nas escolas para que nossas crianças e jovens conheçam e valorizem esses 30 anos de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”, pontuou.

O ex-prefeito e colaborador da exposição do memorial, Marino Franz, relembrou as fases e as dificuldades enfrentadas pelos munícipes e a relevância de manter a história viva. “Quero dar os parabéns a Prefeitura por resgatar a história de Lucas do Rio Verde. A cidade enfrentou durante um período muitas dificuldades econômicas, muitos companheiros se foram, e tem que ser registrado tudo o que aconteceu, pois, as novas gerações não têm noção do que foi Lucas do Rio Verde a 30 anos atrás, quando ainda pertencia ao município de Diamantino, então essa história é preciso ser contada, porque um país sem história é um país sem futuro”, disse.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, o projeto foi instituído, por meio da Comissão Pró-Museu de Lucas do Rio Verde que é composta por representantes da sociedade civil organizada.

“É um momento de emoção principalmente, e é um momento também gratificante, primeiro por ter tido o privilégio de acompanhar, de registrar, de estar presente nessa história de em alguns momentos também ajudar a construir, como cidadã como profissional e agora poder dividir essa história com os cidadãos luverdenses é sem dúvida uma honra e uma emoção muito grande poder fazer isso nessa comemoração dos 30 anos”, disse o jornalista Vera Capernedo, integrante da comissão.

“A parceria entre a Associação de Imprensa e de outras entidades com o Poder Público, tem dado muito certo nesta data em que está sendo feito o ponta pé inicial do Museu, já com essa mostra de fotos e registros que preservam a história de Lucas do Rio Verde”, destacou o representante da Associação Luverdense de Imprensa, Valdecir Chagas.

A exposição Memorial Histórico de Lucas do Rio Verde está aberta ao público, no parque de Exposições durante os cinco dias da Expolucas, edição especial, a partir das 18 horas.