MUSEU HISTÓRICO

27/04/2024 06:16:59
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu-noticias?cod=12324

Gestão entrega Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão

Evento contou com a presença de pioneiros da comunidade, formada nos anos 70
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
18/11/2023 12:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

Uma noite de emoções e de grandes conquistas na entrega do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão. O evento, realizado nesta sexta-feira (17), marcou a conclusão do megaprojeto produzido pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. 

O inventário participativo é uma ferramenta que envolve a comunidade com o objetivo de pesquisar, documentar e preservar os bens culturais de um determinado grupo social, para que haja reconhecimento patrimonial. Sendo assim, para a conclusão do projeto foi necessário a colaboração dos moradores da Comunidade São Cristóvão.  

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Inventariar é um modo de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor. É ter um olhar voltado aos espaços da vida, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio do local. O patrimônio cultural forma-se a partir de referências culturais que estão presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. 

“É com muita alegria que nós celebramos um dia como esse, após uma dedicação incansável da Secretaria, e também de todo o esforço dos moradores de São Cristóvão. Esse, de fato, é um momento memorável, e que guardará a história de todos que aqui formaram sua família e construíram suas histórias ao longo dos anos”, pontua o prefeito Miguel Vaz.  

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o Museu Histórico identificou a festa de São Cristóvão como uma manifestação cultural, que teve início em 1976, com reuniões nas casas do morados, com atos de fé e festa, que possibilitavam o convívio mais próximo. 

“Esse local foi marcado pelo empenho, trabalho e muita dedicação. Após dois anos de muita pesquisa teremos isso documentado e a gestão entrega para comunidade um documentário que guardará a memória e as histórias desses pioneiros que tanto lutaram pelo seu espaço. O documentário está emocionante e cheio de boas narrativas”, explica Luciana. 

Os moradores se emocionaram durante a exibição de trechos do documentário. Para a pioneira Cecília Lazzari, ter a história registrada pelo museu é muito importante para as próximas gerações.

“Eu acho muito importante essa entrega para nós, pioneiros. Nossa história vai ficar registrada para os jovens, nossos netos, nossos bisnetos, eles que vão usufruir daquilo que nós deixamos. É uma honra muito grande para todos da comunidade, saber que as pessoas que aqui vierem visitar, saberão da nossa história”, conta a pioneira.

O documentário completo estará disponível em breve, no acervo do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, que se prepara agora para a mudança de sede, que será na Casa de Pedra.

Avalie esta notícia: