MUSEU HISTÓRICO

27/04/2024 07:57:43

Museu Histórico prepara devolutiva do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão

Evento será realizado no dia 17 de novembro, no pavilhão de festas da comunidade
Por Ascom Prefeitura/Oliveira Neto
13/11/2023 16:20

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Museu Histórico, realiza nesta sexta-feira, 17 de novembro, a devolutiva do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão. O evento faz parte da construção do documentário e produção de documentação para o tombamento do primeiro patrimônio de natureza imaterial de Lucas do Rio Verde.

A festa foi escolhida como o primeiro bem imaterial após uma intensa pesquisa histórica sobre a celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde. Foi identificado durante as pesquisas que os primeiros moradores de Lucas do Rio Verde, os posseiros, se instalaram em sua maioria na região do Lago Azul, atual São Cristóvão, onde adquiriram terras para iniciar lavouras no cerrado do Centro-Norte Mato-grossense.

Esses colonos, vindos do Sul do país, trouxeram um fator fundamental da natureza humana: a fé! O isolamento estimulou a necessidade dessas pessoas se unirem e se ajudarem para vencer os desafios encontrados na nova terra. Como católicos, passaram a se reunir de casa em casa para rezarem juntos e fazerem festas durante os primeiros anos da chegada. Não demorou muito e em 1980, antes mesmo da chegada dos colonos da Encruzilhada Natalino, inauguravam a primeira comunidade organizada que resolveram denominá-la de Comunidade São Cristóvão, em homenagem ao santo protetor dos caminhoneiros, devido a intensa movimentação na BR-163 já existente naquele período.

“Depois da pesquisa, definida em 2021, reunimos com a comunidade para constituir uma equipe com os próprios moradores para a produção do inventário. Duas professoras, dois alunos e dois representantes da comunidade toparam o desafio e demos início a produção do material nesses dois anos. Agora, faremos a devolutiva para comunidade”, explicou o historiador e coordenador do museu, Oliveira Neto.

A entrega do Inventário Participativo será aberta ao público e acontecerá no Pavilhão da Comunidade São Cristóvão, que fica localizada no km 660 da BR-163.