MUSEU HISTÓRICO

29/03/2024 05:43:15

Museu Histórico resgata histórias de pioneiros luverdenses em exposição física

Mostra de objetos e utensílios domésticos acontece até o dia 26 de maio, no Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
19/05/2023 08:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, nesta quinta-feira (18), a abertura da exposição museológica “Arte de Fazer”. A atividade, que reúne peças e utensílios domésticos pertencentes a pioneiros luverdenses faz parte da comemoração ao Dia Internacional do Museu.

O vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, esteve presente na cerimônia de abertura e ressaltou a importância de preservar a história do município. “É um resgate histórico que nós temos que cuidar para que as futuras gerações conheçam o passado, as dificuldades que enfrentamos e entendam como foi a construção da nossa cidade”.

A abertura da atividade contou com a presença da ex-primeira-dama da cidade, dona Ana Kothrade. Acompanhada do seu filho Gerson Kothrade, ela enalteceu o trabalho feito pela equipe do museu.

“Para mim é um orgulho participar deste momento e poder relembrar o que passamos e usamos no passado. A dificuldade na comunicação, a falta de energia, de telefone, de água, muita coisa mudou de lá para cá. Com essa exposição, todos vão poder ver o que usávamos e saber como que iniciou a nossa cidade”, destacou dona Ana.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Diversos objetos foram doados por pioneiros e seus familiares para compor o acervo do museu. É possível encontrar matracas para plantio de arroz e milho, máquinas de datilografar, ferro à brasa, câmeras fotográficas, rede de pesca e até a cabeça de um peixe piraíba, que foi tratada, envernizada e guardada desde os anos 90 como lembrança pela família do pioneiro Vilmar Parisotto.

Responsável pela exposição, o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, contou que a história de Lucas do Rio Verde pode ser contada com vários olhares. “Essa exposição traz tem um significado muito intenso. As crianças vão poder acompanhar e ver com o que os pioneiros trabalharam no início da sua chegada ao município. Essa atividade é mais que apresentar peças, proporciona uma discussão na sociedade e mostra uma possibilidade educacional que o museu tem a oferecer”.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a exposição é uma oportunidade que a sociedade tem de conhecer as potencialidades do município. “É importante que os novos luverdenses conheçam as suas origens, reconheçam as dificuldades e as potencialidades que existiram no passado para construir um futuro cada vez melhor. Parabenizo a equipe do museu, da Secretaria de Cultura e Turismo, e agradeço toda a Gestão Municipal que esteve envolvida e dá total apoio para que esse projeto tão incrível aconteça”.

Também participaram da abertura da exposição o ex-vereador de Lucas do Rio Verde, Sebastião Garcia e sua esposa, Marileide Costa, o vice-presidente da Câmara Municipal, Daltro Figur, os vereadores Gilson Firmino e Márcio Albieri, artesãs do município e as turmas do 1º e 2º ano da Escola Municipal Eça de Queirós.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A Exposição Museológica “Arte de Fazer” acontece até o dia 26 de maio no Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador (antiga Flor do Cerrado), que fica localizado na Avenida Pará, nº 210, bairro Alvorada, ao lado da escola Eça de Queirós.

A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.