MUSEU HISTÓRICO

27/04/2024 16:00:16
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu-noticias?cod=8611

Paço Municipal sedia exposição de artefatos sobre a cultura mato-grossense

Munícipes podem conferir obras ao passarem pelo saguão, até 28 de maio
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
21/05/2021 11:56

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Raízes da história e cultura mato-grossense ganharam espaço no Paço Municipal da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com obras que integram a exposição “Mato Grosso: meu lar, meu lugar de bem-estar”, idealizada pela Secretaria de Cultura. A mostra teve início nesta sexta-feira (21) e ficará disponível para apreciação do público até 28 de maio. 

Com obras de artistas mato-grossenses e artistas radicados em Mato Grosso, os artefatos retratam de forma sublime a cultura do estado, em suas belezas naturais, suas origens multiculturais e sua expressão criativa através da arte. 

A exposição inclui esculturas, pinturas, desenhos e fotografias que permitem o olhar para a diversidade existente em Mato Grosso. No espaço reservado para leitura, foi disponibilizado ao público que aguarda atendimento escritas sobre o estado, além de produções literárias de artistas locais. 

A exposição conta com trabalho dos artistas Adir Sodré, Carlos Lopes, Artesanato São Gonçalo Beira Rio - Cuiabá, Here Fonseca, Junne Fontenele, Rai Reis e Roberto de Almeida. 

A curadoria e o acervo particular são da artista Renata Carvalho Oliveira Zambom, que cedeu as obras para exposição, em uma parceria da Secretaria de Cultura com a Casa 90 Studio. 

Valorização da história 

A exposição vai ao encontro de um dos projetos da gestão municipal, que é dar vida ao Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, já estabelecido por meio de lei e que está em processo de instalação física no município.  

A busca histórica local e o trabalho de curadoria estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Educação com envolvimento de outras secretarias, pioneiros e outros envolvidos na história e cultura luverdense. 

Avalie esta notícia: