MUSEU HISTÓRICO

11/05/2024 09:42:02

Pioneiros de Lucas do Rio Verde serão homenageados hoje à noite, no Paço Municipal

Serão condecorados, com o título em honraria e a medalha “Francisco Lucas de Pioneirismo”, 190 famílias que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento do município.
Por Ascom/Marcello Paulino
23/05/2012 13:04

(Foto: Arquivo)

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia hoje (23), uma série de homenagens aos pioneiros do município. A cerimônia começa às 19h, no Auditório dos Pioneiros, que também será inaugurado hoje.

Em três dias de evento (23, 24 e 25), serão condecorados com o título em honraria e a medalha “Francisco Lucas de Pioneirismo”, 190 famílias, entre posseiros, assentados e profissionais da área urbana. Na primeira noite, serão homenageadas 68 famílias de posseiros, que chegaram a Lucas do Rio Verde até a década de 1980.

Amanhã (24), será a vez dos assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), colonizadores da Groslândia, cooperados da Comunidade Itambiquara e cerca 30 famílias de parceleiros, que chegaram no início da década de 80.

E na sexta-feira (25), a vez dos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da área urbana, como o primeiro advogado, médico, contador e mecânico.

O coordenador do Museu de Lucas do Rio Verde, professor Dário Munhak explica que para chegar aos nomes dos pioneiros foram necessários mais de três meses de trabalho, realizados por uma comissão de membros da sociedade.

O levantamento teve como principal critério as famílias que chegaram no primeiro período de ocupação da região, na década de 70, quando 85 posseiros já estavam em atividade, incluindo o seringalista Francisco Lucas, que deu origem ao nome da cidade.

Além das condecorações, o prefeito Marino Franz fará a inauguração do espaço de eventos da prefeitura que recebeu o nome de Auditório dos Pioneiros e apresentará o painel, onde foram gravados o nome daqueles que chegaram ao município, até meados de 1984.

De acordo com ele, a ideia de homenagear os pioneiros através da construção de uma galeria é um desejo antigo e tem como objetivo eternizar a memória daqueles que enfrentaram os dias mais difíceis para tornar a região um grande polo de desenvolvimento econômico.