MUSEU HISTÓRICO

11/05/2024 08:35:21

Prefeitura de Lucas do Rio Verde homenageia amanhã (26) os pioneiros do Prodecer

Serão condecorados com o título de honra e a medalha “Francisco Lucas de Pioneirismo”, 37 famílias entre agricultores e profissionais que atuaram no desenvolvimento do programa.
Por Ascom/Marcello Paulino
25/06/2012 16:24

(Foto: Ascom)

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde finaliza amanhã (26), a série de homenagens que o poder público vem promovendo as famílias que contribuíram para o desenvolvimento do município. A cerimônia será realizada às 19h, no Auditório dos Pioneiros, anexo ao Paço Municipal.

Serão condecorados com o título de honra e a medalha “Francisco Lucas de Pioneirismo” 37 famílias entre agricultores e profissionais que atuaram no Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer).

Segundo o coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, professor José Dário Munhak, em Mato Grosso, o programa teve início em 1985, nos municípios de Lucas do Rio Verde, com o projeto Piúva e Tapurah, com o projeto Ana Terra.

No entanto, o Prodecer teve início em Minas Gerais, poucos anos antes, com a produção de novas cultivares de arroz e, mais tarde, soja. Sob a administração da Companhia de Promoção Agrícola (CPA) Campo, o projeto também foi implantado em outros cinco estados, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Tocantins.

O professor explica que a intenção da parceria Brasil/Japão era investir na expansão agrícola dos cerrados, aumentar a produção de alimentos e assim, reduzir o custo de importação de grãos para o Japão.

Para participar do programa foram escolhidas algumas famílias ligadas a produção rural. Além do financiamento para compra de terras, máquinas e implementos, através da Cooperlucas, o projeto garantia todo suporte técnico para os produtores. A ideia, segundo Munhak, era transformar o cerrado em um novo celeiro mundial na produção de alimentos.

A homenagem aos pioneiros do Prodecer é a última etapa dentro do projeto de resgate e valorização da história de Lucas do Rio Verde. Foram condecorados no mês de maio aproximadamente 190 famílias entre posseiros que chegaram antes de 1980; assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); colonizadores da Groslândia; cooperados da Comunidade Itambiquara; parceleiros, que chegaram no início da década de 80 e os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da área urbana.

Segundo o prefeito Marino Franz, reconhecer a importância do trabalho dos pioneiros é uma forma de eternizar a memória daqueles que enfrentaram os dias mais difíceis para tornar a região um grande polo de desenvolvimento econômico. “Chegar em uma cidade, como nós chegamos, sem infraestrutura nenhuma e conseguir vencer é um exemplo para os jovens, uma inspiração para as futuras gerações.”

Fotos: