MUSEU HISTÓRICO

11/05/2024 22:07:51

Prefeitura reconhece o valor e homenageia pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde

Durante a cerimônia, que acontece nos dias 23, 24 e 25, os homenageados receberão um título de honra e a medalha “Francisco Lucas de Pioneirismo”.
Por Ascom/Ley Magalhães e Marcello Paulino
18/05/2012 14:22

(Foto: Arquivo)

hamid.soltani

Na próxima semana, dias 23, 24 e 25 os pioneiros de Lucas do Rio Verde terão noites especiais de homenagens. No mês de inauguração do Paço Municipal, o prefeito Marino Franz fará a entrega dos títulos e das medalhas “Francisco Lucas de Pioneirismo”, criados especialmente para destacar a importância das famílias que construíram o município.

Além das homenagens, Franz irá inaugurar o espaço de eventos da prefeitura que recebeu o nome de Auditório dos Pioneiros e apresentará o painel, onde estão sendo gravados em aço o nome daqueles que chegaram ao município, até meados de 1984.

O coordenador do Museu de Lucas do Rio Verde, professor Dário Munhak explica que para chegar aos nomes dos pioneiros foi necessária uma ampla pesquisa realizada por uma comissão de membros da sociedade. “Foram mais de três meses de trabalho com levantamentos junto as famílias nas áreas urbana e rural do município, além de documentos e fotografias.”

Segundo ele, o levantamento teve como principal critério as famílias que chegaram no primeiro período de ocupação da região, na década de 70, quando 85 posseiros já estavam em atividade, incluindo o seringalista Francisco Lucas, que deu origem ao nome da cidade.

A pesquisa dividiu as famílias de pioneiros em três grupos distintos. Os posseiros que chegaram antes de 1980 e os assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no começo da década de 80; os que chegaram na mesma época e ainda residem na zona rural, como os colonizadores da Groslândia, os cooperados da Comunidade Itambiquara e cerca 30 famílias de parceleiros.

O terceiro grupo a ser homenageado é formado pelas pessoas que iniciaram as atividades urbanas e visa reconhecer o trabalho dos primeiros profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, como o primeiro advogado, médico, contador e mecânico.

Para o prefeito Marino Franz, que chegou a Lucas do Rio Verde em 1981, homenagear as famílias é uma forma de eternizar a memória daqueles que enfrentaram os dias mais difíceis para tornar a região um grande polo de desenvolvimento econômico.

Durante as três noites serão exibidos documentários que resgatam histórias de luta e determinação, mostrando as novas gerações o heroísmo daqueles que deixaram a cidade natal e vieram em busca do sonho de possuir terras e desenvolver uma agricultura forte no centro-oeste brasileiro.

De acordo com o coordenador, já foram levantados os nomes de mais de 190 famílias, das que vieram para o Mato Grosso, 30 anos atrás. A maior parte desistiu e voltou para o lugar de origem ou seguiu para outras regiões do Brasil.

Franz ressalta que a ideia de homenagear os pioneiros através da construção de uma galeria com os nomes de cada um deles na parede é um desejo antigo e tem como objetivo valorizar a importância de cada um na construção da história do município.

Segundo ele, a construção do Paço Municipal com toda certeza marca um novo momento dentro do processo de desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde. “Mas, antes de dar este importante passo é necessário lembrar daqueles que deram seu trabalho, esforço e sua vida pelo município.”

Serviço: A cerimônia será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio, com início às 19h, no Paço Municipal de Lucas do Rio Verde.