MUSEU HISTÓRICO

27/04/2024 19:02:43

Secretaria de Cultura inicia projeto para adequação e funcionamento do Museu Histórico e monumentos do município

A equipe visitou a Casa de Pedra, no Parque dos Buritis, e a Figueira Histórica
Por Secretaria de Cultura/Oliveira Neto
07/02/2022 09:41

(Foto: Secretaria de Cultura/Oliveira Neto)

A equipe da Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde realizou, na manhã deste sábado (05), uma visita técnica à Casa de Pedra, no Parque dos Buritis. Também estiveram presentes servidores da Secretaria de Planejamento e Cidade.

O objetivo foi fazer um levantamento – junto à equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde – das primeiras necessidades para uma adequação no espaço onde vai funcionar um dos segmentos museológicos da cidade.

Segundo a secretária de Cultura, Luciana Bauer, as adequações serão necessárias tanto no espaço interno quanto no externo para preparar o local de receber a comunidade e os turistas com visitas programadas nas exposições que estão sendo previstas nas atividades.

“A Casa de Pedra em si já é um ambiente propício para se tornar parte do Museu por ocasião de sua instalação, sendo um dos prédios mais antigos da cidade e com características rústicas, marcantes. O que precisamos agora é trabalhar com cautela nos ajustes e isso vai envolver várias secretarias municipais, pois a gestão municipal pensa em oportunizar à população um ambiente salubre, bonito, bem adequado e com acessibilidade a todos os públicos, incluindo portadores de necessidades especiais. A equipe já está trabalhando cuidadosamente para projetar o espaço, com as devidas proporções, dentro dos padrões de qualidade condizentes com a realidade de Lucas do Rio Verde”, comentou Luciana.

O acervo material e imaterial já está sendo preparado para compor os acervos técnicos, fotográficos e históricos. O espaço também está sendo pensado para receber exposições temporárias.

Depois da Casa de Pedra a equipe esteve na Figueira Histórica, um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade e tombado como patrimônio histórico do município. A ideia é revitalizar o espaço também no monumento para oportunizar melhores condições para visitações no local, transformando a Figueira em um ponto turístico de destaque.