24/04/2024 09:56:43

LUCAS RECEBE PRÊMIO ''CHICO MENDES'' NA CATEGORIA MUNICÍPIO

No último dia 22 de dezembro, Lucas do Rio Verde recebeu mais um prêmio referente à preservação do meio ambiente no Bioma Amazônia; o “Prêmio Chico Mendes” na categoria município, com o desenvolviment
Por Ascom
17/12/2008 14:29

(Foto: )

hamid.soltani

Representaram o município a secretária municipal de Educação e Cultura, Solimara Lígia Moura e a assessora pedagógica e coordenadora do projeto, Ivanilde Rigo, que receberam o prêmio das mãos do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc juntamente com o filho e a neta de Chico Mendes.

A solenidade de entrega da premiações aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no Jardim Botânico, Espaço Tom Jobim. A abertura contou com os shows de Ney Mato Grosso e Gilberto Gil além da participação de vários artistas entre eles, Fernanda Torres, Letícia Spiller, Victor Fasano, Cristiane Torloni e Helena Rinaldi.

O Prêmio:

O Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente é realizado anualmente e concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, por intermédio do departamento de articulação de ações da Amazônia, vinculada à Secretaria Executiva.

Tem por finalidade valorizar os trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente que difunda práticas ambientais e experiências relevantes praticadas por indivíduos ou equipes que visem à ampliação da conscientização da necessidade de preservação e recuperação ambiental para as presentes e futuras gerações.

O Projeto:

Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Instituto Sadia e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto teve início em 2002, foi realizado na rede municipal de ensino e atendeu alunos residentes em oito bairros da cidade e zona rural.

Disponibiliza de uma coordenadora pedagógica, uma bióloga e uma engenheira agrônoma, assim como sala para atividades teóricas e uma área para atividades práticas que vão desde o estudo da flora e fauna locais, o levantamento das espécies do cerrado adequadas para a recomposição de áreas, a coleta de sementes e a produção de mudas.

Os estudantes participaram de todo o processo tal como: a coleta das sementes, semeadura, preparação do solo e plantio das mudas; processo este que são desenvolvidos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, elementos fundamentais para uma participação cidadã e construção de uma sociedade sustentável.

Até a presente data já foram produzidas 18 mil mudas nativas de 27 espécies que compõem a flora local do município, das quais 11 mil foram destinadas para o plantio no reflorestamento, recuperação e preservação de áreas degradadas no parque dos Buritis, Córrego Lucas, na recuperação de uma nascente na zona rural e outras dentro do perímetro urbano. O restante das 7 mil mudas estão em fase de germinação.

Este é o resultado de uma prática de incentivo ambiental voltada para a formação de gestores ambientais, promovendo momentos de educação ambiental com valores humanísticos, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de uma sociedade sustentável.

Fotos:

24/04/2024 09:37

LDO 2025: audiência pública acontece nesta quinta-feira (25)

População poderá participar de forma presencial e on-line

24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei

24/04/2024 08:32

Dia do Livro foi comemorado com exposição de obras de escritores luverdenses

A data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura

24/04/2024 07:49

Alunos do Nuca e usuários do Cras visitam Cartório Eleitoral