29/03/2024 01:43:56

Prefeitura e Senai promovem formatura de cerca de 200 alunos

Os alunos formados são de 11 cursos que foram realizados no segundo semestre de 2018 e janeiro de 2019
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
01/03/2019 10:58

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promoveram nesta quinta-feira (28) a formatura de 189 alunos que participaram do Programa de Capacitação Profissional em Lucas do Rio Verde nos últimos meses.

Os formandos são dos cursos: aplicador de revestimento, assistente de recursos humanos, assistente de contabilidade, assistente administrativo, eletricista instalador residencial, eletricista instalador predial, informática básica em Excel, operador de computador, pedreiro, pintor e técnicas de oratória. Todos os cursos foram realizados no segundo semestre de 2018 e janeiro de 2019. A cerimônia contou apresentação da Fanfarra Municipal, das oficinas culturais da Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com o gerente da unidade Senai/Sorriso, Sandro Leão, o Senai tem um padrão de ensino trabalhado em nível nacional. “Antes de oferecermos cursos nas comunidades, nós procuramos verificar qual é a demanda real naquele local. Nós entendemos que a educação para o trabalho tem que ter como finalidade oportunizar ao estudante a possibilidade de ao final do curso, ele realmente entrar no mercado de trabalho ou melhorar sua condição financeira com a qualificação do trabalho”.

O prefeito Luiz Binotti destacou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento da economia do município. “Lucas do Rio Verde hoje é a Capital da Agroindústria e está caminhando para a Cidade do Conhecimento e nós temos por obrigação capacitar o nosso trabalhador. Então, essa parceria com o Senai em que quase 200 alunos receberam o seu diploma é fundamental para que as empresas tenham mão de obra qualificada. E em breve, com a inauguração da nossa sede do Senai vamos ter mais capacidade para formar ainda mais profissionais, estamos procurando trazer indústrias, e preparando nossa população para que possam realizar um bom trabalho. E é muito importante ressaltar que a partir do momento que essas pessoas se capacitam elas têm a possibilidade de melhorar a renda, e quem ganha é o trabalhador porque vai ter um salário melhor e as empresas, que vão ter colaboradores mais capacitados para realizar o serviço”.

A unidade que está em construção em Lucas do Rio Verde vai trazer laboratórios na área de eletroeletrônica, manutenção mecânica, técnico em segurança do trabalho e diversas áreas tecnológicas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Pagotto, “essas pessoas foram realmente capacitadas para o mercado de trabalho e estão aptas a exercerem essas funções porque tiveram esse treinamento. E por Lucas do Rio Verde ser a Capital da Agroindústria vamos ampliar ainda mais esse trabalho de qualificação. Para esse ano já temos 13 novos cursos e isso vai proporcionar mais qualidade nos serviços para as empresas e mais oportunidades de emprego para os trabalhadores”.

Formanda no curso informática básica em Excel, Liliane França, relatou o aprendizado que teve com o curso. “É um curso muito bom que agregou mais valores ao nosso trabalho, agora já ingressei no curso de assistente administrativo que está trazendo informações e aprendizado também para nossa vida pessoal. É importante que as pessoas procurem qualificação para estarem mais preparados para o mercado de trabalho e para se engajar melhor, a gente conhece várias pessoas e o curso visa trabalhar a equipe”.

Durante a cerimônia, a primeira-dama Rafaela Frizzo deixou uma mensagem a todos os formandos. “Quero parabenizar todos os formandos, sei que não é fácil, por isso estão de parabéns, venceram mais uma grande etapa na vida de vocês, continuem cada vez mais buscando o conhecimento. E nós precisamos cada vez mais passar esse conhecimento para todos, estamos sempre em busca de parcerias com essas instituições, para que as pessoas tenham a oportunidade de aperfeiçoar o trabalho”.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios