23/04/2024 14:39:26

Prefeitura homenageia líderes comunitários e lança portal das associações de bairro

Iniciativas fazem parte da implantação de políticas públicas para fortalecimento dos organismos de base
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
19/06/2019 10:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Daniel Tetilla)

Com o tema “Nosso legado para o mundo”, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Cidade, homenageou, nesta terça-feira (18), no Auditório dos Pioneiros, as lideranças das 20 associações de bairros e de três comunidades do interior e apresentou o site desenvolvido especificamente pela equipe de Tecnologia da Informação do Executivo para dar suporte e divulgar as atividades dos órgãos comunitários.

Promovido como uma forma de reconhecimento e incentivo ao trabalho voluntário que tem contribuído para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde desde sua origem, o evento contou com a presença da primeira-dama Rafaela Frizzo, do vereador Wagner Godoy, que representou o Legislativo luverdense, do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, da secretária de Planejamento e Cidade, Magna Stella Quaresma, e do advogado Heitor Marquezi, representante da seccional da OAB de Lucas do Rio Verde. Na ocasião, houve uma distinção especial aos ex-presidentes das associações dos bairros Menino Deus e Pioneiro, Elisabeth Sfredo e Raimundo Cella, respectivamente.

Segundo a primeira-dama, Rafaela Frizzo, esta homenagem da gestão do prefeito Luiz Binotti representa o reconhecimento às pessoas que tiram uma parte do seu tempo para se dedicar e dar atenção de forma voluntária às comunidades. “Com isso, com seu cuidado, com seu carinho, elas contribuem para o desenvolvimento e crescimento da nossa cidade e queremos que os próximos gestores também entendam a importância de fortalecer e reconhecer esse trabalho, porque são elas que dão vida às associações e lutam para que as melhorias cheguem para todos”, ressalta.

O portal das associações de bairro foi criado para ser um ferramental informativo e organizativo para integração e estreitamento de vínculos com a própria comunidade, a sociedade civil organizada e divulgação das ações desencadeadas pelas entidades. Nele poderão ser armazenados os históricos, documentos, agendas, registros fotográficos, vídeos e informações de interesse da coletividade. Logo após a apresentação do site, os presentes acompanharam a palestra ‘Nosso legado para o mundo’, com o treinador comportamental e master coach João Dorneles.

A secretária de Planejamento e Cidade, Magna Stella Quaresma, disse que o portal das associações, de forma integrada, representa uma ferramenta inédita de gestão para colocar à disposição da sociedade, em uma única base de dados, as informações de todos os organismos comunitários. “Cada associação terá um espaço próprio e gratuito na rede para divulgar a sua identidade, a sua realidade. Claro que esta parceria entre a Prefeitura e as associações terá que ter uma mediação e acompanhamento sistemático. Pesquisamos em todo o país e nenhuma iniciativa semelhante com esse alcance e formato foi encontrada”, acentua.

Para Edileuza Ribeiro de Amorim, integrante da diretoria provisória da Associação de Moradores do Parque das Araras, o bairro não pertence apenas à cidade, mas a todos os que lá residem. “Então, nós temos o dever de cuidar e temos também o direito de cobrar melhorias por parte dos gestores e é o que a diretoria tem feito e vai fazer para que as nossas demandas sejam atendidas e que os benefícios encontrados em outros bairros também cheguem até nós. E para isso, nada como ter as portas abertas aqui na Prefeitura”, declara.

A representante da Associação de Moradores do Bairro Tessele Júnior, Juliama Eliziário de Sá, destacou a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido voluntariamente nas comunidades de base. “Esta homenagem prestada às lideranças estimula as outras pessoas a também participar para melhorar a situação do bairro. Temos muito que fazer pelo Tessele Júnior e seu desenvolvimento depende dessa união e soma de forças para a conquista de mais avanços”, avalia.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

23/04/2024 13:25

Prefeitura realiza 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde em Lucas do Rio Verde

Também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá