18/04/2024 07:14:06

Copa Nortão de Capoeira reúne capoeiristas nacionais e internacionais em Lucas do Rio Verde

O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de julho
Por Ascom Prefeitura/Cultura - Dayse Karol
08/07/2019 09:44

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone)

Durante os dias 6 e 7 de julho, Lucas do Rio Verde tornou-se a capital mundial da capoeira. A Copa Nortão de Capoeira reuniu capoeiristas de várias partes do Brasil e do mundo. Ao todo, 30 delegações participaram da competição, sendo 27 vindas de várias cidades do Estado de Mato Grosso, uma de Alagoas, uma de Brasília e uma de Goiânia. O evento foi abrilhantando pela presença do mestre Mola, que veio de Paris especialmente para participar do evento.

“Fizemos a Copa Nortão de Capoeira pensando em reunir o máximo de participantes, levando e difudindo a capoeira em nossa região”, ressaltou Professor Anjo, organizador do evento.

“O nível de organização da competição chama atenção. Viajamos o mundo participando de eventos de capoeira e em poucas ocasiões pudemos ter acesso a um evento desse porte com alojamento, refeições, troféus, medalhas e premiação em dinheiro”, destacou o Mestre Mola.

“A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, não mediu esforços para realizar a Copa. A capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e é nossa missão fortalecer a capoeira em nosso município. Temos a honra de receber as delegações e atestar o sucesso do evento”, apontou o secretário de Cultura, Ruam Villas Boas.

Todos os participantes da Copa Nortão de Capoeira receberam certificado de participação. Os campeões de cada categoria receberam troféu e medalhas e os destaques na modalidade graduados acima receberam premiação em dinheiro, sendo R$ 800,00 para o 1º colocado no masculino e feminino e R$ 200,00 para o 2º colocado no masculino e feminino.

As disputas animaram o público presente e o resultado da competição foi o fortalecimento da capoeira como modalidade cultural e esportiva não só em Lucas do Rio Verde, como em todas as cidades participantes. Além dos capoeiristas de Lucas do Rio Verde, participaram capoeiristas de Cuiabá, Guarantã do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande.

A Secretaria Municipal de Cultura oferece oficinas gratuitas de capoeira para adultos e crianças a partir dos cinco anos. As aulas são oferecidas na sede da secretaria, que fica na Avenida São Paulo, nº 363-E, Cidade Nova, e no Contêiner da Praça do Bairro Cerrado. Informações: 3548-2549.

CULTURA E TURISMO

17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica