28/03/2024 09:53:47

Jovens discutem propostas para o futuro de Lucas do Rio Verde

A II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude reuniu dezenas de jovens no auditório da prefeitura
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
15/08/2019 11:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Sergio Nery)

Com o tema “As várias formas de mudar Lucas do Rio Verde e o Brasil”, dezenas de jovens participaram nesta quinta-feira (15) da II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, e o Conselho Municipal da Juventude.

A conferência colocou em discussão vários assuntos como direitos à cidadania, educação, profissionalização, diversidade e igualdade, saúde, cultura, liberdade de expressão, lazer e esporte, meio ambiente, mobilidade, segurança e acesso à justiça.

O prefeito Luiz Binotti prestigiou o evento e pontuou a necessidade de apoiar a juventude. “Conferências como essa ajudam a fortalecer a autoconfiança do jovem, a mostrar o potencial que nossos jovens têm e fazer com que acreditem neste potencial. A juventude é o futuro da nossa cidade, por isso, é essencial que os jovens contribuam com ideias do que eles querem para o futuro, porque o trabalho que estamos fazendo agora, é para que eles colham o resultado lá na frente. Dessa forma, continuamos nossa luta para buscar universidades públicas para Lucas, para que o jovem fique na nossa cidade e tenha acesso à educação gratuita sem sair de casa”.

De acordo com a representante da comissão organizadora da conferência, Lindonésia Andrade, Lucas do Rio Verde é um município com muitos jovens, assim, é muito importante ter este olhar especial voltado à criação e fortalecimento de políticas públicas para jovens. “Esse debate com a juventude sobre os eixos que vão nortear as políticas públicas do município é fundamental, precisamos ouvir os problemas que eles encontram e construir propostas para melhorar essas situações e encaminhar ao poder público para colocar em prática todas essas ideias”.

Durante a programação, além do debate dos eixos temáticos da conferência e construção de propostas, também foi realizada palestra sobre protagonismo juvenil e escolha de membros para compor o Conselho Municipal da Juventude.

Representante do Conselho Municipal da Juventude, Martínez Weber destacou que os jovens estão novamente unidos para contribuir com a sociedade luverdense com propostas que buscam melhorias em todas as áreas, como saúde, educação, cultura e segurança. “Os jovens de Lucas do Rio Verde estão se reunindo, buscando melhorias para a juventude, e encontrando formas de juntar o aprendizado do passado com os planos do futuro para implantar várias ações na sociedade e trazer novas ideias e melhorias em prol da população luverdense”.

28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular

28/03/2024 09:00