28/03/2024 17:21:23

Lucas do Rio Verde terá nove atletas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Município conquistou o maior número de classificados nas modalidades de natação e badminton
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
14/10/2019 15:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)

Seis atletas da equipe de natação e outros três da equipe de badminton representarão o município de Lucas do Rio Verde na etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, programada para ter início na segunda quinzena do próximo mês na cidade de Blumenau, Santa Catarina. A classificação se deu durante a disputa da fase seletiva estadual da competição, realizada na primeira semana deste mês, em Cuiabá e Várzea Grande.

Com este resultado, tanto o esporte aquático como o badminton luverdenses conseguiram obter o maior número de atletas classificados para a competição de âmbito nacional. Na natação, os classificados foram: Anna Carolina Vitório, nos 100 metros nado livre; Gessica Bressler, nos 100 metros nado peito; Tamires de Maciel, nos 100 metros borboleta; Pedro Leonardo Pavan, nos 50 metros nado livre; Ludimila Wolff, nos 100 metros costas; e Taís Blass, nos 800 metros nado livre. Além disso, terá Bianca Rowe e Mariane Novaes como reservas para o feminino categoria B, e Matheus Vinicius Silva como reserva masculino categoria A.

No badminton, das seis vagas existentes, a equipe treinada pelo professor André de Matto conseguiu classificar os atletas Vinicius Luiz Trevisan, Tais Gabrielly Cecatto e Izabela da Silva Dorneles. “Por uma situação inusitada, a Rafaela Ogliari, uma das nossas melhores competidoras, perdeu sua carteira de identidade e não pôde participar da disputa. Ou seja, tivemos um resultado expressivo, mas poderia ser ainda melhor”, disse o técnico.

“Graças a Deus e como resultado de muito trabalho, este ano conseguimos ter um desempenho excelente na seletiva dos Jogos Escolares da Juventude, que é um dos campeonatos mais aguardados pelos alunos de 12 a 17 anos. Mais uma vez, eu fui indicada para ser a técnica da seleção do estado e isso deixa nós, do Projeto Nós Podemos Nadar, muito felizes”, declarou a professora de natação Andréia Cossulin.

A partir de agora deve começar a preparação para a disputa da fase mais esperada. Na verdade, essa preparação, segundo a técnica luverdense, acontece desde que os atletas começaram a participar da natação. “Tem alguns que estão há quatro anos treinando e este ano conseguiram a classificação. É um processo muito seletivo, quase que uma chance única para conseguir a vaga, e mediante muita dedicação nós conseguimos o objetivo almejado”, comemora.

Um dos destaques, Pedro Leonardo Pavan, que obteve índice técnico para participar no último final de semana do Troféu Chico Piscina, prova internacional realizada em Mococa, São Paulo, foi vitorioso em duas de suas três provas, deixando vaga excedente para outro atleta do estado. “Ele se classificou nos 50 metros nado livre e nos 100 metros borboleta. Nos 100 metros livre ele ficou em segundo lugar. Nos 50 metros nado livre ele entrou como principal da prova e deixou os 100 metros borboleta para índice técnico para outro atleta do estado”, relata Andréia.

Na opinião do secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcelo Dalberto, este ano o município tem motivos de sobra para comemorar os resultados atingidos nos Jogos Escolares da Juventude. “Fizemos um planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para organizar nossa participação e tivemos representantes nas modalidades de badminton, xadrez, atletismo, natação e tênis de mesa. Além dos atletas classificados, no atletismo, infelizmente, nosso atleta destaque queimou a largada na etapa final. Para vocês terem uma ideia, o tempo dele na fase classificatória foi melhor do que o tempo do atleta campeão da prova. Mesmo assim, avaliamos que o resultado foi positivo e temos ótima expectativa para a fase nacional”, declarou.

A secretária adjunta de Educação, Kátia Cantão Mundim, destacou o empenho dos atletas para a conquista das vagas e também o trabalho integrado das secretarias para promover uma atividade fundamental para a vida estudantil. “O avanço para a etapa nacional é o resultado de muito treinamento com esses atletas que se destacam em diversas modalidades dentro das escolas e isso tudo é muito importante para o desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens”, frisou.

ESPORTE E LAZER

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios