28/03/2024 10:44:16

Projeto literário incentiva o gosto dos alunos pela escrita e descobre novos talentos

No final, cada participante recebeu certificado e um exemplar do livro com os poemas por eles produzidos
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
18/11/2019 10:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros)

As turmas de terceiro e quarto anos que participaram do projeto “Desvendando o ato de escrever” mostraram no palco montado na Escola Municipal Caminho para o Futuro, na noite de quinta-feira, 14, como o estímulo pode promover o gosto pela literatura, a escrita e o protagonismo dos alunos.

Na plateia, pais e familiares aguardavam a entrada de cada um tão ou mais ansiosos que muitos dos “pequenos literatos” que vivenciavam a experiência de escrever um poema e usar o microfone pela primeira vez para fazer uma declamação diante de um público atento e cheio de expectativas.

O relato de Clayton dos Santos, mostra o grau de envolvimento de seu filho, Lucas, de nove anos, com o projeto. “O Lucas chegou em casa muito empolgado e logo envolveu toda a família. Fez uns cinco a seis textos, que digitamos e passamos por e-mail para o professor. Ele estava bem ansioso, treinando muito, e gravou um dos poemas que ele escreveu para apresentar hoje”, diz.

Vindo de Nova Mutum há um ano e meio, Clayton ficou muito contente com o desempenho do filho e afirma que a escola foi um divisor de águas na vida dele. “Foi muito bom, ele me surpreendeu e isso tudo vai ficar na nossa memória. Ele era um menino quieto, passivo e hoje é um menino que se desenvolve, que tem a sua opinião e é bastante crítico. Os professores e Lucas do Rio Verde estão de parabéns com essa escola que está formando alunos que não têm medo de se expressar”, observa.

Aluna do terceiro ano, Zaira Vitória Mateus tem oito anos e, ao terminar a declamação do poema por ela escrito, dirigiu um agradecimento à sua professora. “Eu escrevi sobre a minha escola e sobre o que eu passei. Resolvi agradecer à minha professora no final porque eles quase nunca são homenageados e também porque ela merece. Eu era bagunceira, não fazia as minhas atividades, tirava notas baixas, rasgava as minhas provas e jogava no lixo, subia em cima das mesas. Agora eu sou comportada, respeito e escuto os professores, faço todas as atividades e só tiro nota boa”, conta com satisfação.

Também estudante do terceiro ano, Maria Vitória Melo Souza, de nove anos, estava acompanhada de sua tia e ficou muito contente com a experiência vivida momentos antes no palco. “Foi maravilhoso, amei, isso mudou muito a minha vida. Meu poema falava sobre a minha escola e as escolas onde já estudei. Eu estava com muita vontade de escrever e não via a hora de terminar o poema para poder decorar. E hoje estava tudo na ponta da língua.”

Segundo o professor Francisco Ribeiro, coordenador do projeto “Desvendando o ato de escrever”, ele e seus colegas perceberam que muitos escritores renomados ainda eram desconhecidos dos alunos e resolveram levar o desafio em frente. “A gente levou a ideia para as salas de aula e pediu para os alunos fazerem um levantamento para ver o que esses escritores tinham produzido e também para eles escreverem seus próprios poemas em cima daquele autor que foi estudado”, relata.

A proposta foi colocada em prática a partir do primeiro semestre do ano. No final, todos os participantes receberam um certificado e ainda um exemplar do livro impresso com os poemas por eles produzidos. “Hoje foi a culminância com as apresentações desta noite. Foram mais de seis meses de trabalho, de escrita, reescrita até concluir o projeto”, destaca Neire Lopes de Alencar, gestora da escola.

28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular

28/03/2024 09:00