23/04/2024 14:29:53

Ciclo de palestras busca conscientizar sobre violência de gênero

O evento faz parte da programação da campanha 16 Dia de Ativismo contra a Violência de Gênero
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
29/11/2019 09:52

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)

Dezenas de pessoas participaram do ciclo de palestras “Todos por elas”, realizado na noite desta quinta-feira (28). O evento faz parte da programação da campanha contra a violência de gênero, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, Creas e parceiros.

O ciclo de palestras debateu os seguintes temas: “Preto no Branco”, com a assistente social, Débora Cristina Carneiro; “Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei!”, com a assessora na Delegacia de Polícia Civil, Camila Moreira; “Saúde Mental e Violência Doméstica: quais as consequências?”, com a médica especializanda em psiquiatria, Isadora Bonasina; e “Masculinidade tóxica”, com o psicólogo Edson Carlos Silva.

De acordo com a médica Isadora Bonasina, a violência doméstica gera várias consequências na saúde das mulheres. “As mulheres que sofrem agressões verbais ou físicas desenvolvem ao longo do tempo alguns transtornos na saúde mental. Uma pessoa que está sempre sendo agredida, desmotivada, ao longo do tempo vai ficar mais deprimida, mais triste, e muitas vezes ela acaba se reprimindo, deixando de fazer as coisas que ela gosta, deixando de aproveitar a vida”.

Para a assistente social, Débora Carneiro, no Brasil existem muitos casos de violência contra a mulher. “Precisamos promover a conscientização e esse momento é pra conversar um pouco sobre o assunto, para orientar, para tentar contribuir para que essa mudança aconteça no país. Muitas vezes, além de sofrer com o preconceito por ser mulher, as mulheres negras precisam também enfrentar o racismo, são situações que estão presentes na nossa sociedade e que precisamos mudar”.

A técnica em Recursos Humanos, Juliama Eliziário de Sá, participou do evento e destacou que o ciclo de palestras é uma forma de abrir a mente das pessoas. “A mulher precisa se amar, precisa denunciar a violência, não pode ficar sofrendo calada. Esse movimento da sociedade contribui para as pessoas despertarem, é um alerta para que isso pare, todos precisam fazer a sua parte nesta luta contra a violência”.

A primeira-dama Rafaela Frizzo pontuou que em Lucas do Rio Verde foram registrados 185 casos de violência contra a mulher. “São muitos casos registrados e muitos que acontecem e não são registrados, as mulheres precisam denunciar, porque é denunciando que elas terão a proteção de precisam. Para ajudar nesse trabalho, o prefeito anunciou que para o ano que vem será criada a Patrulha da Mulher. O projeto tem por objetivo avaliar os riscos e monitorar mulheres vítimas de violência, integrando a rede proteção e garantindo os direitos das mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica ou familiar”.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

23/04/2024 13:25

Prefeitura realiza 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde em Lucas do Rio Verde

Também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá