28/03/2024 20:20:15

Secretarias articulam ações para combater a obesidade infantil em Lucas do Rio Verde

O objetivo é unir forças e conscientizar os profissionais sobre o tema
Por Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
13/02/2020 07:50

(Foto: Ascom prefeitura/ Dicler Tonello)

Na tarde desta quarta-feira (12), no auditório da prefeitura, foi realizada uma palestra com tema obesidade infantil. Reunindo servidores da Secretaria de Educação, Assistência Social e Saúde, o evento teve objetivo de unir forças e conscientizar os profissionais em geral sobre o tema, visto que uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um dos assuntos da palestra foram os hábitos que os pais criam dentro de casa com as crianças. A nutricionista, Elisangela Almeida, conta que muitos pais chegam no consultório e acreditam que o problema seja só o aumento de peso dos filhos. “Os pais muitas vezes não querem mudar, chegam no consultório e querem apenas que o filho perca peso. Nós orientamos que esse tratamento é familiar e que a mudança precisa ser de todos, sem a colaboração dos pais é difícil o sucesso”.

O psicólogo Edson Carlos, que trabalha no Núcleo de Apoio à saúde da família- Nasf, destaca que o principal e mais eficiente método de combate a obesidade infantil é tratar a família e não apenas a criança. “Não adianta achar culpados, precisamos sensibilizar os pais, criar vínculos entre a família e os profissionais da saúde, educação, assistente social, porque assim eles podem levar para dentro de casa um hábito de alimentação saudável

O psicólogo ainda afirma que o estimulo e elogios são grandes aliados na batalha para que as crianças aceitem os alimentos com mais facilidade. “Elogiar a criança quando ela come um alimento, usar palavras estimulantes, essas são estratégias simples, mas muito eficazes. Não adianta brigar e forçar a criança a comer, todo bom hábito demora até virar uma rotina”.

Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade é um dos desafios para a conquista do Selo Unicef. Com essa articulação das políticas de saúde, educação e assistência social, o município de Lucas do Rio Verde, busca conseguir reduzir o número de crianças com idade de zero a cinco anos acima do peso.

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios

28/03/2024 14:00