19/04/2024 12:08:54

Com cerca de 600 notificações, Secretaria de Saúde começa nova ação de combate à dengue

Os alunos da rede municipal de ensino vão receber uma aula especial sobre dengue
Por Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
09/03/2020 08:17

(Foto: Ascom prefeitura)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, registrou cerca de 600 notificações de dengue apenas nos primeiros três meses de 2020, número que já ultrapassa as notificações do ano de 2019 inteiro.

A Secretaria de Saúde realizou um mutirão em alguns bairros da cidade, o que já levou a uma redução nos números mensais. Na última semana de fevereiro foram registradas 113 notificações, na terceira semana de março, após o mutirão, o número caiu para 85.

As ações de combate ao aedes aegypti em Lucas do Rio Verde têm sido constantes. Mutirões, palestras e agora a Vigilância em Saúde está realizando uma ação junto com as escolas, uma aula sobre dengue.

“Nós traçamos uma estratégia e passamos para os professores para que eles pudessem nos ajudar. Esse trabalho vai ser diferenciado, ao invés de ser um teatro, nós queríamos que fosse realmente uma aula em sala. E não importa qual disciplina o professor leciona, no dia D, a aula será sobre dengue. Essa ação é para que as crianças possam aprender tudo sobre o aedes aegypti, como esse mosquito nasce, procria, tratar da transmissão e a importância do combate e prevenção, tudo para garantir que as crianças tenham essa conscientização desde cedo”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, Célio Pedroso.

O aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, doenças perigosas que podem levar a morte. A prevenção contra esse mosquito tem que ser o ano todo, por isso é importante cuidar do seu quintal e ficar de olho no do vizinho.

As denúncias sobre locais que possam conter focos podem ser feitas pela ouvidoria da prefeitura pelo 0800 646 4004 ou pelo aplicativo Lucas Cidadão, onde podem ser inseridas fotos e localização.

Dicas de prevenção:

• Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
  • Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
  • Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
  • Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
  • Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;
  • Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.

Além disso, para se proteger é também recomendado usar repelente e calça comprida e sapato fechado, pois o mosquito da dengue tem o hábito de picar os pés e as pernas.

19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças

19/04/2024 10:13