29/03/2024 07:56:00

Lucas do Rio Verde conta com Plano Municipal de Turismo

O documento é uma construção coletiva que visa fomentar o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da atividade turística
Por Desenvolvimento Econômico
18/06/2020 15:18

(Foto: Prefeitura)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulga para conhecimento de toda população luverdense a instituição do Plano Municipal de Turismo de Lucas do Rio Verde – MT, através da Lei n° 3.059, de 08 de junho de 2020. Trata-se de um documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município, denominado pela sigla PLAMTUR, de caráter decenal, que compreende o período 2020-2030, e será revisado a cada quatro anos ou quando o interesse público exigir.

O PLAMTUR é uma construção coletiva, que engloba a cadeia produtiva do turismo, fruto da união de esforços. Conta com a participação ativa de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, além do trade turístico e da comunidade, apresentando-se como importante ferramenta de planejamento, gestão e fortalecimento do turismo local, em que o compartilhamento de conhecimento e a bagagem de seus colaboradores consolidaram uma construção coerente.

O principal objetivo do PLAMTUR é nortear as diretrizes e ações tomadas pelo gestor público ao fomentar o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da atividade turística, levando em consideração o desenvolvimento regional, o interesses dos visitantes, e, sobretudo, os interesses da comunidade local, buscando beneficiar a economia através da geração de emprego, renda e novos investimentos, resgatando e valorizando a cultura e as riquezas da biodiversidade, bem como reposicionar o município enquanto destino turístico, considerando seu potencial para o turismo rural, eventos e negócios, em curto, médio e longo prazos.

O prefeito Luiz Binotti destaca que o plano é algo que está sendo formulado há algum tempo e que norteará todas as ações voltadas ao turismo no município. “Em Lucas do Rio Verde, a atividade turística vem se desenvolvendo como importante fator socioeconômico, destacando-se pela geração de empregos, dinamização da economia local e como estimulador da inovação e do empreendedorismo. Ressaltamos que durante o processo de criação do Plano Municipal de Turismo, todos os envolvidos e beneficiados direta e indiretamente pelo setor turístico tiveram a oportunidade de participar e contribuir, debatendo, sugerindo e definindo ações para fomentar e estruturar a indústria do turismo em nossa cidade. Acreditamos que a organização, o planejamento e a cooperação entre os setores público, privado e sociedade civil são determinantes para se obter melhores resultados, consolidando nossa cidade como destino turístico a ser visitado.”

Nas palavras do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Engelbrecht, “a secretaria tem entre suas atribuições, elaborar políticas públicas com o objetivo de incentivar e atrair novos investimentos, empreendimentos e negócios, movimentando a economia local e fomentando a atividade turística. Nesse sentido, o Plano apresenta-se como protagonista de um novo modelo de gestão eficiente, sustentável e transparente, unindo todos os envolvidos na execução das ações, acelerando seu desenvolvimento e gerando resultados efetivos em emprego e renda, e acredito que Lucas do Rio Verde possui um grande potencial turístico a ser explorado”.

Segundo o turismólogo Bruce Pinheiro, que coordenou a elaboração do documento, “com a criação do Plano, a atividade turística ganha prioridade, e a gestão pública dá importante passo para o desenvolvimento do setor. As ações quando executadas e implementadas, melhorarão a qualidade dos serviços e produtos turísticos ofertados, privilegiando ao visitante uma experiência única do lugar. Vale ressaltar que o PLAMTUR vem ao encontro do que dispõe a Política Municipal de Turismo, Lei n° 2951/2019”.

Juntamente com o Plano, também foram instituídos a Semana Municipal de Turismo e o Fórum Anual do Turismo, que serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O Plano Municipal de Turismo de Lucas do Rio Verde de pode ser acessado no site da prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/publicacoes

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa