28/03/2024 17:38:07

Está com sintomas de Covid-19? Saiba como buscar atendimento em Lucas do Rio Verde

Prefeitura esclarece sobre o fluxograma de atendimento aos pacientes
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
25/06/2020 10:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

Tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. Estes são os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Mas o que fazer caso tenha alguns destes sintomas?

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que, ao aparecimento de sintomas ou contato com pessoas contaminadas, é preciso procurar auxílio médico e isso pode ser feito sem sair de casa. Para isso, a população luverdense conta com o TeleLucas, o serviço de telemedicina que funciona por WhatsApp.

O paciente envia uma mensagem pelo aplicativo e será atendido por uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos, que irão fazer perguntas para avaliar a situação do paciente. Caso seja necessário, o profissional do atendimento irá solicitar encaminhamento à uma das unidades sentinelas para avaliação presencial.

Pacientes com sintomas graves também podem procurar atendimento nas unidades sentinelas, que atendem especificamente suspeitas de Covid-19. São elas: o PAM e os PSFs III (Menino Deus) e XVI Bieger (Cidade Nova), abertos todos os dias da semana. Nessas unidades, os pacientes passam por triagem e consulta, e o médico vai poder determinar a situação de cada caso.

Conforme avaliação médica, o paciente poderá receber, já ao sair da consulta, a medicação prescrita. Os medicamentos são entregues nas unidades sentinelas diretamente aos pacientes, não nas farmácias municipais, e somente o médico poderá receitar quais medicamentos o paciente precisará tomar.

Durante a consulta, o médico também poderá solicitar que seja feito exame pertinente ao caso. Os exames disponíveis são o RT-PCR, feito em quem teve sintomas ou contato com doente em 3 a 8 dias, e o Teste Rápido, com resultado imediato, feito em pacientes com sintomas ou contato há mais de oito dias. Ambos são coletados em Lucas do Rio Verde nas unidades sentinelas, porém o PCR é enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e o resultado sai no prazo de 7 a 10 dias.

Para se proteger do vírus, as recomendações de prevenção à Covid-19 são as seguintes:

•    Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
•    Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
•    Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
•    Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
•    Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
•    Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
•    Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e objetos que são utilizados frequentemente.
•    Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
•    Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
•    Evite circulação desnecessária nas ruas, lojas, mercados, igrejas. Se puder, fique em casa.
•    Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos.
•    Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Fotos:

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios

28/03/2024 14:00

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual

28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)