23/04/2024 05:40:04

Máscaras com peças feitas por impressora 3D serão utilizadas em aparelhos de ventilação no PAM

A parceria com o Inova LaSalle pretende economizar tempo e recursos para salvar vidas!
Por Ascom Prefeitura/Lina Obaid
13/05/2021 09:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Sistemas de saúde de todo o mundo tiveram que se reinventar e se desdobrar para suprir a demanda por insumos específicos às necessidades de pacientes contaminados pelo novo Coronavírus.

A situação instigou inovação e criatividade de órgãos e entidades. No Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Lucas do Rio Verde não foi diferente.

A unidade sugeriu transformar máscaras de mergulho comuns em máscaras para serem utilizadas em aparelhos de ventilação nos leitos de Covid-19 no Município.

Em parceria com o Núcleo de Inovação Unilasalle/Lucas (Inova La Salle), as válvulas conectoras que servem para adaptar a base da máscara ao tubo por onde sai o oxigênio foram impressas em 3D.

O auxiliar administrativo do Unilasalle/Lucas, Antonio Júnior Rodrigues Ferreira, que acompanhou tudo desde o início, explica como foi o processo de impressão das peças. “O insumo utilizado na impressão das peças para o respirador é o ABS, um tipo de plástico derivado do petróleo, muito utilizado na fabricação de peças mecanizadas e que necessitam de algum acabamento”, esclareceu.

Cada peça leva em torno de 4 horas para ser produzida e tem um custo de fabricação aproximado de R$ 15, o que fortalece ainda mais a possibilidade de produção em larga escala, num futuro próximo.

O coordenador do PAM, Matheus de Oliveira Morais, complementa, reforçando que ideia vanguardista neste caso é justamente a de economizar tempo e recursos, e suprir a demanda por aparelhos respiradores, de maneira simples e objetiva.

“O benefício de utilizarmos materiais alternativos e acessíveis para confeccionar máscaras é não depender exclusivamente dos fornecedores de produtos médicos. Assim, conseguiremos ventilar as pessoas com necessidade de ventilação não-invasiva, salvando cada vez mais vidas, com rapidez  e eficiência”, frisou.

Em 2020, o núcleo de inovações também prestou suporte ao município, produzindo 100 faceshields (proteções faciais de acrílico).

Fotos:

22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h

22/04/2024 16:34

Comunidades recebem serviços da equipe volante do Cras em abril

Quase 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos da Assistência Social em Itambiquara e Groslândia

22/04/2024 10:09

Dentistas da rede municipal participam de capacitação sobre Biópsia na Cavidade Oral

A formação faz parte da qualificação dos profissionais de saúde bucal

22/04/2024 08:29

Confira as licitações abertas pela Prefeitura nesta semana