SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

17/04/2026 08:57:44
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=educacao&cod=9199

Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica é apresentado ao Conselho de Educação de Lucas do Rio Verde

Com o retorno das aulas presenciais, o plano ajuda o professor a se reorganizar em tempos de pandemia
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
17/09/2021 12:50

(Foto: Secretaria de Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de definir as habilidades prioritárias dentro do Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica na retomada das aulas presenciais, a assessoria, os coordenadores pedagógicos e os professores da educação infantil e ensino fundamental, realizaram encontros e grupos de estudos para definir as prioridades a serem trabalhadas nas unidades escolares contempladas no documento. 

O assessor pedagógico João Edson de Sousa foi quem realizou a apresentação em nome da Secretaria Municipal de Educação. “O Plano é uma proposta de reorganização para ajudar o professor a se planejar frente a este momento de pandemia. Os anos letivos de 2020 e 2021 são atípicos e precisarão ser reorganizados de forma diferente do formato regularmente adotado”, explica o assessor.

A proposta de reorganização curricular do Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica norteia os trabalhos na Educação Infantil Pré-escola (Infantil IV e V) e para cada ano (1º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde.

A Secretaria Municipal de Educação informa que os critérios do plano estão de acordo com a Lei Federal n.º 14.040/2020 que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. 

A lei trata do cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, inclusive por meio da adoção de um ‘continuum’, método que une os dois anos escolares em um ano letivo. Ou seja, em 2021, os estudantes do Ensino Fundamental desenvolverão habilidades previstas para o ano de 2020 e 2021, com exceção do primeiro ano do Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


27/03/2026 20:38

Show Safra 2026 reúne mais de 190 mil visitantes e destaca inovação com atuação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Evento consolida protagonismo do município ao integrar agro, educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável


27/03/2026 19:21

Estudantes de Lucas do Rio Verde participam de experiência prática sobre cooperativismo e inovação no Show Safra

Atividade no Show Safra conecta estudantes da rede municipal à inovação, pesquisa e práticas do cooperativismo


26/03/2026 20:47

Sementes do futuro: estudantes apresentam projetos sustentáveis e inovadores no Show Safra Educação

As ideias apresentadas incluíram hortas escolares, plantio de maracujá, apicultura e repelente à base de mamona


26/03/2026 14:07

Show Safra Educação: painel destaca o agro e suas potencialidades

Debate reforça a conexão entre educação e o agronegócio


26/03/2026 11:27

Encontro regional da Undime reúne lideranças educacionais e destaca integração entre ensino e agronegócio

Evento reuniu representantes de 17 municípios no Show Safra


25/03/2026 19:34

Painéis do Show Safra Educação destacam gestão, tecnologia e saúde emocional nas escolas

Programação destacou inteligência artificial, gestão escolar, reunindo especialistas e profissionais da rede municipal


25/03/2026 11:22

UAB/UFR abre inscrições para tutoria presencial do curso de Tecnologia em Agrocomputação

O valor da bolsa é de R$1.100,00, com carga horária de 20 horas semanais; inscrições seguem até dia 31 de março