SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

04/09/2026 18:29:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=educacao&cod=6830

Curso de Libras certifica 120 novos alunos

Foram cerca de oito meses de atividades para duas turmas
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
19/11/2018 09:32

(Foto: Sec. Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Uma cerimônia realizada na última quarta-feira (14), na Escola Municipal Olavo Bilac, marcou o encerramento e a certificação dos 120 participantes do Curso Libras nas Mãos e no Coração, voltado para o domínio da Língua Brasileira de Sinais e facilitação da comunicação entre deficientes auditivos e com pessoas de suas relações. Apesar do clima descontraído e de confraternização, a emoção tomou conta dos presentes em vários momentos do evento.

Organizado pelo terceiro ano consecutivo e ministrado pela professora Lindalva Brígida Nascimento Silva, responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais, o curso tem sido promovido pelo Grêmio Estudantil da Escola Olavo Bilac, sob coordenação da professora Marta Brizola. Inicialmente previsto para atender basicamente o público interno da comunidade escolar, o trabalho prestado de forma gratuita precisou ser aberto para outras unidades e também para toda a população.

Ao ser homenageada pela iniciativa e empenho voluntário, a professora, sem conter as lágrimas, fez um breve relato das dificuldades de inclusão enfrentadas por portadores de deficiência auditiva e sobre a importância do envolvimento da comunidade para a superação dessas barreiras, que, boa parte das vezes, começam dentro da própria família.

O curso de 80 horas/aula – foram duas horas por semana e mais algumas atividades extras – teve duas turmas de alunos com idades variáveis entre 6 e 65 anos e se estendeu por cerca de oito meses. “Nós começamos este projeto com um aluno surdo que veio do Pará e a necessidade de comunicação entre funcionários, professores e colegas da sala de aula. E nós começamos justamente com os coleguinhas e a professora de turma”, conta Lindalva.

No ano seguinte, com a chegada de mais dois alunos surdos, foi percebida a necessidade de uma abrangência maior e o envolvimento de funcionários, outros alunos e demais professores, até chegar ao estágio atual de maior abertura no atendimento.  

Filha de uma professora participante do curso que tem uma aluna com deficiência auditiva na sala de aula, a aluninha Clara Regina Plucinski da Fontoura também se sentiu motivada a participar e, na opinião dela, “foi muito legal e diferente porque é sempre bom aprender outras línguas e vai ajudar bastante as pessoas que não conseguiam escutar a fala das outras pessoas”.  

Para o diretor da escola, Ronaldo Aparecido Barbosa, este tipo de projeto é fundamental para garantir a inclusão de todos os alunos e permitir que a comunidade escolar tenha condições de efetivamente oferecer um acolhimento antes inexistente por falta de um olhar diferente para uma questão de tamanha importância.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/09/2026 12:52

Alunos da rede municipal de Lucas do Rio Verde são premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026

Equipe Emma Tech competiu na modalidade prática de resgate nível 2, em Cuiabá


04/09/2026 08:15

Desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil será realizado na próxima segunda-feira (7)

Neste ano, o evento contará com a participação de três bandas escolares


02/09/2026 17:00

Seminário Municipal de Educação fortalece práticas de alfabetização na rede municipal de Lucas do Rio Verde

Conduzida pela professora e doutora em Psicologia da Educação, Sandra Puliezi, a programação abordou como o cérebro aprende a ler e apresentou estratégias práticas para trabalhar conceitos como consci


31/08/2026 08:00

Desfile Cívico de 7 de setembro será realizado na rotatória do Paço Municipal

Neste ano, o evento contará com a participação de três bandas escolares


28/08/2026 12:43

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para construção do ginásio poliesportivo da Escola Marcelino

Empresas interessadas podem enviar suas propostas até às 8h, horário de Brasília, do dia 22 de setembro


26/08/2026 11:23

Lucas do Rio Verde dá novo passo na prevenção às drogas com o lançamento do Projeto Educando da Guarda Civil Municipal

Desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Segurança Pública e de Educação, o projeto também promove ações que incentivam a construção de valores de cidadania entre os estudantes da rede municipal


25/08/2026 13:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre Processo Seletivo para diversas áreas

Inscrições começam nesta quarta-feira (26) e seguem até 16 de setembro; salários variam de R$ 2.746,65 a R$ 23.684,41


24/08/2026 08:00

Professores orientadores das Cooperativas Escolares de Lucas participam do TEDx Cuiabá 2026

Evento reuniu educadores e líderes para compartilhar ideias voltadas à inovação, sustentabilidade, cooperação e transformação social


21/08/2026 12:34

Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos

Professores e coordenadores do AEE das 24 unidades escolares participaram de capacitação sobre manejo, mediação e aprendizagem nesta sexta-feira (21)


21/08/2026 08:39

InPacto Lucas acelera projetos estratégicos e projeta município como referência em economia verde até 2033

Relatório de andamento dos projetos foi apresentado durante a 4ª reunião da mesa do InPacto Lucas, realizada ontem (19), no Green Summit Mato Grosso


21/08/2026 07:45

Um avanço histórico: Escola Cecília Meireles lidera evolução da rede municipal de Lucas no Ideb 2025

Resultado é fruto de um trabalho coletivo que uniu acompanhamento individual, avaliações diagnósticas, apoio pedagógico e participação das famílias