SECRETARIA DE SAÚDE

14/10/2026 07:40:00
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=saude&cod=12100

Doação de sangue será realizada neste sábado (23)

O agendamento já está disponível pelo site da Prefeitura
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
21/09/2023 07:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)


Ajustar tamanho da fonte:

Com intuito de otimizar o agendamento para a campanha de doação de sangue, agora os interessados podem agendar o procedimento pela internet, no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. 

Para a coleta deste sábado (23), são 80 vagas disponibilizadas para agendamento e mais 40 vagas reservas, que devem ser preenchidas até a sexta-feira, dia 22.

O agendamento já está disponível pelo site:  agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br

A lista reserva já está disponível pelo link: https://agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agenda?id=JZ81RVMHSDCWPKFU26XI

As coletas serão realizadas no dia 23 de agosto, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na unidade de saúde do Cerrado, localizado na rua Mangabeira, bairro Cerrado. É preciso apresentar documento original com foto na hora da doação.

Em caso de dúvidas, o contato com a equipe será via WhatsApp (65) 99229-2034.

Essa será a 6ª edição em 2023. Nos meses anteriores foram coletados 262 bolsas de sangue, sendo: 65 em janeiro, 69 em fevereiro e 57 em abril e 71 em junho.

Pode doar sangue qualquer pessoa que atenda os critérios:

• Estar em boas condições de saúde (se tiver sintomas gripais, adie a doação);

• Ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais;

• Peso mínimo de 50 kg;

• Estar descansado - ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;

• Estar alimentado - evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação;

• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;

• Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações para homens e quatro meses no caso de mulheres;

• Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 precisam esperar pelo menos 40 dias para doar sangue;

• Quem tomou vacina da gripe aplicada pelo SUS deve aguardar 7 dias para realizar a doação;

• Quem tomou vacina contra a Covid-19 (primeira, segunda ou terceira dose);

- Coronavac – esperar 48 horas para realizar a doação;

- AstraZeneca, Pfizer ou Janssen – esperar 7 dias para realizar a doação

- Confira aqui a lista completa de restrições que causam inaptidão à doação de sangue ANTES DE REALIZAR O AGENDAMENTO -www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8766/

A triagem clínica é realizada todas as vezes que o candidato comparecer para doar sangue, mesmo que ele tenha participado de edições anteriores.

A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde do doador. A medula repõe o sangue retirado em até 2 meses nos homens e em 3 meses nas mulheres.

Cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até duas vidas. Entre os beneficiados estão vítimas de acidentes, transplantados, portadores de câncer, pacientes com problemas de coagulação, com anemia e que fizeram cirurgia.

O que nos une é a solidariedade!

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Fiagril, FS Bioenergia, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas, Bioplanta, BDR, OAB, Guimarães Agrícola, Academia Olímpica, Laboratório Exame, Syngenta, Hospital São Lucas, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


09/10/2026 10:52

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (12)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (13)


08/10/2026 07:18

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (08)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (10), na UBS Parque das Araras


02/10/2026 12:31

Outubro Rosa: UBSs terão programação especial voltada à saúde das mulheres

Serão ofertados diversos serviços, incluindo exames clínicos de mama, ações de rastreamento e coleta de preventivo


01/10/2026 11:11

Dia Mundial do Coração terá ação gratuita de saúde neste sábado (03)

O evento “Acerte sua Pressão” será realizado no estacionamento do Supermercado Pasqualotto, das 7h30 às 11h30


30/09/2026 17:57

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026

Cumprindo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência pública foi realizada nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal


23/09/2026 08:06

Provas do Processo Seletivo Simplificado acontecerão neste domingo (27) em Lucas

Seletivo prevê vagas para cadastro de reserva nas áreas de saúde, educação, esporte e Lazer e agricultura e meio ambiente


22/09/2026 15:14

Prefeitura abre credenciamento para prestadores de serviços médicos

Vagas são destinadas ao atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e em Unidades Básicas de Saúde Satélites


17/09/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (17)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (19), na UBS Parque das Emas


15/09/2026 13:32

Inscrições para o Processo Seletivo terminam amanhã (16)

Prova objetiva está prevista para o dia 27 de setembro


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados


09/09/2026 11:30

Profissionais das UBSs participam de capacitação com foco na organização e melhoria de processos

O treinamento tem como objetivo a implantação do Programa 5S e Lixo Zero nas unidades