SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

29/03/2023 08:12:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=11108

Decreto estabelece que borracheiros façam cadastro para descarte correto de pneus

Entrada na Central Verde para destinação de pneus ficará proibida sem cadastro
Por Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque
13/01/2023 08:40

(Foto: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, publicou o Decreto nº 6.056, que estabelece que os borracheiros do município realizem um cadastro para o descarte correto de pneus. A ação faz parte dos esforços da gestão para dar a destinação correta do passivo ambiental gerado na cidade.

Conforme o documento, esses materiais, quando descartados de forma incorreta, resultam em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública, causando aumento das doenças transmitidas por vetores, como a dengue. Para minimizar esses impactos, os proprietários de borracharias do município precisam realizar o cadastro junto à Secretaria

O cadastro é gratuito e o responsável pela borracharia precisa comparecer à Secretaria de Meio Ambiente com o Formulário para Cadastro de Borracharias (anexo ao decreto) devidamente preenchido, juntos aos demais documentos listados no formulário. 

O cadastro tem a finalidade de mapear todas as borracharias existentes no território municipal, além de auxiliar na tomada de decisões para regulamentar a coleta e a destinação dos pneus. Produzidos em borracha, derivados de petróleo e diversos produtos químicos, os pneus levam cerca de 600 anos para se decompor

O cadastramento é obrigatório para todas as empresas que possuem o CNAE de 4520-0/06 - Serviços de borracharia para veículos automotores, e 2212-9/00 - reforma de pneumáticos usados. 

Prazo e penalidades 

Os borracheiros do município terão o prazo de seis meses, contados a partir da publicação deste Decreto no Diário Oficial para a efetivação do cadastro.

Caso os borracheiros não realizem o cadastro junto à Prefeitura, eles ficarão impedidos de destinar os pneus inservíveis no ponto de coleta fornecido pelo Município, na Central Verde, localizada na MT-449. 

Também fica proibido o descarte de pneus em outros locais, que não o regulamentado pela Prefeitura. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária realizarão a fiscalização de locais inapropriados onde houver descarte, identificando os responsáveis, com aplicação de multa. 

A Prefeitura conta com apoio da população para denunciar o descarte incorreto de pneus em Lucas do Rio Verde. Os munícipes podem encaminhar as denúncias por meio do aplicativo Lucas Cidadão ou na Ouvidoria, no site da Prefeitura: https://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/, e-mail: ouvidoria@lucasdorioverde.mt.gov.br, ou pelos telefones (65) 3549-7175 e 0800 646 4004 (ligação gratuita). 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAÚDE

Mais em Lucas do Rio Verde


27/03/2023 17:00

Cultura expõe painéis do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde no Show Safra 2023

Painéis com a primeira narrativa histórica do município foram expostas ao público durante os quatro dias de evento


25/03/2023 09:40

Agricultores familiares terão apoio com pesquisas na Fundação Rio Verde

Projeto Campo 365 será desenvolvido com a parceria do Município, Embrapa e Empaer


23/03/2023 14:27

Robótica municipal traz interação e tecnologia no Safra Connect

Atividades do Show Safra Connect podem ser conferidas até sexta-feira (24)


23/03/2023 10:48

Agricultura familiar de Lucas do Rio Verde é destaque no Show Safra 2023

Programação conta com o lançamento do projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar, nesta sexta-feira (24)


22/03/2023 16:00

Município lança segunda etapa do Qualifica Lucas e Senai anuncia ampliação da unidade

Avanços foram discutidos durante cerimônia no Show Safra, nesta terça-feira (21)


22/03/2023 11:10

Pacto pela inovação é firmado durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

Consultor do projeto, espanhol Josep Piqué, palestrou sobre inovação no evento


21/03/2023 10:40

Prefeito Miguel Vaz participa de abertura do Show Safra

Cerca de 400 expositores e mais de 700 marcas apresentarão seus produtos e serviços de 21 a 24 de março


20/03/2023 19:40

Segunda-feira é marcada pela entrega de obras com presença do governador Mauro Mendes

Novo Mercado do Produtor e Batalhão da Polícia Militar resultam de parceria entre Município e Estado


14/03/2023 16:10

Prefeitura assina abertura de estrada vicinal na Comunidade Fênix

Área foi entregue a 50 famílias por meio de crédito fundiário


14/03/2023 11:35

Mais de 60 mil mudas frutíferas e caixas de abelhas são fornecidas à agricultura familiar

Caixas para a apicultura foram encaminhadas pelo Governo do Estado


13/03/2023 13:30

Prefeitura de Lucas de Rio Verde marca presença no Show Safra 2023; confira como será a participação

Feira de produtores da agricultura familiar e lançamento de projeto da categoria estão na programação