SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

25/04/2024 17:09:04

Fórum da Agricultura Familiar reúne produtores, autoridades e lideranças da região

O evento foi realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde durante o Show Safra BR 163
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
29/03/2019 14:32

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

Autoridades, lideranças, produtores rurais, estudantes e convidados participaram nesta sexta-feira (29) do 6º Fórum Regional da Agricultura Familiar. O evento, realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, durante o Show Safra BR 163, já é tradicional no calendário agro da região médio-norte de Mato Grosso.

“São mais de 110 mil famílias pequenas produtoras em Mato Grosso e muitas delas estão em Lucas do Rio Verde e região, por isso é muito importante trazer as autoridades para que elas realmente percebam e conheçam o valor que a agricultura familiar tem para a economia do estado. E é muito importante também que nós, como poder público, possamos oportunizar a estas famílias um momento de aprendizado, de conhecer novas técnicas, este é o Dia D da agricultura familiar”, destacou o prefeito Luiz Binotti.

O objetivo do fórum é oportunizar aos agricultores familiares a troca de experiências, apresentar informações aos pequenos produtores, novidades sobre o mercado, técnicas de produção e de comercialização.

“A participação das famílias da agricultura neste evento nos alegra muito, pois entendemos as necessidades deles no campo e trouxemos palestras que atendam os anseios. Vamos continuar investindo na agricultura familiar e em todas as suas áreas, como fruticultura, produção leiteira, e tantas outras coisas que podemos fazer por estes produtores”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri.

Além do público de Lucas do Rio Verde, marcaram presença no Fórum representantes de instituições, secretários e vereadores de municípios vizinhos, parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura no campo experimental, deputados estaduais, deputado federal Neri Geller, o secretário especial de governo, Carlos Fávaro, e o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral.

“Temos para Lucas do Rio Verde e para todo estado o foco atual na regularização da titulação para que a gente possa resolver esse problema, este é um dos grandes entraves no desenvolvimento da agricultura familiar. Tem produtores com mais de dez anos e ainda sem o título de sua propriedade, e com essa titulação eles vão poder buscar recursos com bancos e financiar o desenvolvimento produtivo. Também estamos com foco na questão ambiental, no Cadastro Ambiental Rural, no Susaf, e outros que vamos trabalhar para melhorar a vida das famílias agricultoras”, enfatizou o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Silvano Amaral.

Na programação estavam duas palestras: uma sobre produção e nutrição de plantas, e outra sobre nutrição animal para a agricultura familiar. “Nesses encontros, a gente busca debater com os produtores os principais desafios enfrentados, os principais problemas, para que ele possa aumentar sua produtividade, visando a utilização correta dos insumos”, explicou o palestrante, doutor em Nutrição Animal UFLA-MG, Nilson Nunes.

Durante o fórum, as autoridades assinaram termos de parceria da Fábrica Rural e do projeto Frutifica Lucas. A Bayer entregou à Secretaria Municipal um hotel de abelhas para ser utilizado na agricultura familiar. E a prefeitura entregou ao secretário de Estado o projeto da Central de Distribuição da Agricultura Familiar a ser construído em Lucas do Rio Verde. Ao final do evento, a dupla de humoristas Tchó e Beppi auxiliou no sorteio de brindes.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei