SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

29/03/2024 07:29:11

Gestão da Agricultura e Meio ambiente é modelo em projetos do Selo de Origem e Campo 365

Os encontros foram com a Embrapa, Fundação Rio Verde, Empaer, secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (SP) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
19/04/2023 14:35

(Foto: Ascom Prefeitura/Agricultura e Meio Ambiente)

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Lucas do Rio Verde apresentou para instituições e entidades do setor, em reuniões durante esta semana, iniciativas de sucesso como o Selo de Origem e o projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar. O primeiro encontro foi com a Embrapa, Fundação Rio Verde, Empaer e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. As demais reuniões foram com o secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (SP) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Na reunião com a Embrapa, Fundação Rio Verde e Empaer, os grupos abordaram sobre a execução do Campo 365 e itens que serão necessários, como treinamentos internos, capacitação, visitas técnicas, espaço para exposição no Show Safra e intercâmbios técnicos.

A Prefeitura oferecerá profissionais para executar as capacitações, maquinários e manutenção da área de experimentos na Fundação Rio Verde. As cadeias para aprimoramento serão a fruticultura e a olericultura que estão sob a responsabilidade da Prefeitura, cafeicultura com a Empaer e a transferência e tecnologia sob os cuidados da Embrapa.

O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de Pesquisas, e serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.

O próximo encontro foi uma reunião com o Secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade de Itapeva (SP), Paulo Martins. Ele conheceu os projetos de perto o trabalho da Agricultura Familiar, área ambiental na área da agricultura, e projetos ambientais. O gestor realizou a visitação com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Lucas do Rio Verde.

O secretário municipal, Paulo Nunes, também recebeu a visita da equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que conheceu o Selo de Origem e inspeção. Na ocasião, o núcleo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que foi criado para auxiliar os municípios na adesão e implantação do sistema. Eles também conheceram os projetos De Olho no Óleo, Lucas Legal e Patrulha Mecanizada.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores