SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

28/03/2024 07:49:41

Logística e evolução do Show Safra são destaques na abertura da feira

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, lideranças e produtores rurais
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
27/03/2019 10:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

Um ato solene com a presença de diversas autoridades de Lucas do Rio Verde e região, lideranças, agricultores e convidados marcou a abertura oficial do Show Safra BR 163. O evento, que reúne cerca de 250 expositores, é considerado o maior no segmento em Mato Grosso e um dos mais importantes do Brasil.

Na abertura, o prefeito Luiz Binotti falou sobre as conquistas de Lucas do Rio Verde ao longo dos anos, o título de Capital da Agroindústria e relembrou alguns percalços que ainda deverão ser superados, como a questão logística.

“Cada época traz seus desafios, mas tenho certeza que estamos vivendo um grande momento de esperança tanto a nível federal quanto estadual. Sabemos das dificuldades, mas temos a confiança que muito será feito pelo nosso estado. Temos uma rodovia a ser concluída, a BR 163, e também a duplicação desse importante corredor agrícola. Sou muito otimista e olho muito para frente, acredito que a logística é um desafio que se aproxima da solução, com as soluções para a 163 e também com as ferrovias previstas para nossa região. Tenho convicção que Lucas do Rio Verde será um grande entroncamento ferroviário e poderemos ter aqui o maior porto seco da América Latina”, disso Binotti.

O presidente da Fundação Rio Verde, Marino Franz, falou da alegria em ver reunidos em um só espaço a comunidade participando, empresários, agricultores e estudantes. “A feira se propõe a ser uma feira de tecnologia, uma feira de negócios, buscar uma visão estratégica de futuro que é agregação de valor com alta tecnologia, envolvendo o mundo acadêmico dentro da fundação, transformar em um centro de alta tecnologia e nós vamos fazer acontecer isso aí, e isso que é importante, então Lucas está de parabéns por realizar uma feira que é respeitada a nível nacional.”

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, também prestigiou a abertura oficial do Show Safra. “É uma alegria pra mim que estava prefeito quando começamos essa feira com outro nome na época, no ano de 2000, ver que essa imagem que nós vimos hoje aqui representa a modernidade no agronegócio, representa o que tem de mais avançado em tecnologia, e Lucas protagonizando um evento dessa natureza, pra mim que sou daqui e ajudei a começar, é muito emocionante e gratificante.”

O presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Antonio Isaac Fraga Lira, ressaltou a importância do evento para o setor rural do município e da região. “O Show Safra é um evento que traz pra Lucas do Rio Verde um grande montante de novas tecnologias, campos experimentais de novas variedades de soja, do milho, de algodão, dentro da pesquisa também, então é muito importante pra nós produtores de Lucas e região todo esse movimento que é feito aqui nesse evento, muita palestra boa para ganhar mais conhecimento. Muitas vezes nosso produtor não tem condições de sair da cidade pra buscar conhecimento em palestras e aqui então ele tem a oportunidade de adquirir um grande conhecimento.”

Durante o evento de abertura, o prefeito Luiz Binotti também destacou a importância do Show Safra, não só para o município, mas para todo Estado de Mato Grosso e para o Brasil e fez um convite especial. “O Show Safra BR 163 já é considerado a quarta maior feira de tecnologia e do agronegócio do Brasil, tenho muita honra deste evento ser aqui em Lucas do Rio Verde, e também é uma oportunidade para os nossos produtores buscarem tecnologia, conhecimento, os próprios comerciantes e empresários até de outras áreas, pois são mais de 250 expositores com seus produtos e querendo fazer negócios, então é importante a participação de todos. Quero fazer um convite a todos para que visitem o Show Safra, conheçam tudo de melhor que as empresas podem oferecer. E também ao stand da Prefeitura e as exposições voltadas à agricultura familiar, inclusive com a realização de um grande evento na sexta-feira de manhã, estão todos convidados.”

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores