SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

25/04/2024 14:19:20
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=10828

Lucas do Rio Verde debate gestão ambiental com o Estado

A retomada do Projeto Lucas do Rio Verde Legal esteve entre os assuntos do encontro
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
01/11/2022 10:33

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), a secretária adjunta de Gestão Ambiental de Mato Grosso, Luciane Bertinatto. O objetivo foi debater sobre ações ambientais e retomada de projetos. Estiveram presentes no encontro o prefeito em exercício, Marcio Pandolfi e a procuradora municipal, Derlise Marchiori.

Como secretária da pasta municipal em gestões anteriores, Luciane coordenou e desenvolveu projetos importantes, como a descentralização de licenciamento ambiental de empreendimentos, e o de maior visibilidade no município, o Lucas do Rio Verde Legal, que se tornou referência para o país.

A secretária adjunta da Sema informou que pretende dar continuidade a grandes projetos em parceria com as secretarias dos municípios mato-grossenses nas linhas de atuação necessárias, como nas campanhas de conscientização de limpeza urbana, saneamento com atenção especial à separação do lixo reciclável e destinação correta dos resíduos, regularização de empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental urbanos e rurais, auxílio aos proprietários na regularização de seus imóveis rurais, notificações, entre outros.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Paulo Nunes, viu com bons olhos a visita da adjunta da Sema. “Temos certeza que estamos construindo uma Lucas do Rio Verde ainda melhor, pensando no futuro e na melhor maneira de preservar, cuidar e amar o meio ambiente. Tenho uma equipe que trabalha fortemente na regularização dando continuidade a tantos projetos. Estamos gradativamente retomando discussões de ações que incentivam a sociedade a participar mais das atividades do poder público, tornando Lucas do Rio Verde um lugar ainda melhor de se viver”, explica. 

Alguns dos assuntos abordados foram os ajustes finais para regularização definitiva do Cetas - Centro de Triagem de Animais Silvestres, que é um projeto do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Município e entidades. A passos largos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade informou que o processo já está na parte documental para desmembramento do imóvel do Cetas para que o processo possa ser finalizado.

Também foi pauta a regularização jurídica e documental do Parque Municipal do Córrego Lucas para garantir o cadastro do parque a fim de receber créditos de compensações fiscais do Estado.

A retomada do Projeto Lucas do Rio Verde Legal esteve entre os assuntos, por ser um projeto pioneiro e inovador, e tinha por objetivo, resumidamente, levantar os passivos ambientais dentro das propriedades rurais do município luverdense com o intuito de recuperá-los em conformidade com o Código Florestal. O projeto foi finalizado e o produtor teve ciência daquilo que deveria ser reflorestado e firmado acordos para que isso ocorresse. A nova proposta é retomar o projeto para verificar se há novos passivos ambientais e se aqueles anteriores foram totalmente sanados.

A secretária adjunta do Estado pontuou estratégias na destinação final dos resíduos da construção civil, já que a gestão de resíduos sólidos representa um gargalo em diversos municípios do país. Lucas do Rio Verde se destaca na gestão de resíduos orgânicos e recicláveis, mas ainda enfrenta alguns obstáculos na cadeia de resíduos de construção civil – RCC.

Lucas do Rio Verde possui crescimento acelerado, com centenas de obras ocorrendo simultaneamente com grande geração de materiais de descarte. Dessa forma, foram discutidas algumas estratégias na gestão destes resíduos.

“O Município tem projetos grandes e que podem ser reajustados para serem executados da melhor forma, ajustar para que possamos conduzir os recursos para os projetos. Temos em Lucas uma população participativa, que abraça as causas relacionadas ao meio ambiente, e temos grandes parceiros para executar os projetos”, pontua Luciane Bertinatto.

Por último, mas não menos importante, as Unidades de Conservação localizadas dentro do perímetro urbano do município. Lucas do Rio Verde possui um importante remanescente florestal na região central do município e, durante o encontro, foram discutidas estratégias importantes para a manutenção das Unidades de Conservação e os benefícios ofertados pela área vegetada para a população luverdense. Destaca-se a possibilidade de novos estudos de flora e fauna local, pressões antrópicas, em suma, um estudo socioambiental

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei


23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


15/04/2024 15:15

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental


15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal


11/04/2024 11:30

Festa do Milho: mais de 80 mil espigas serão utilizadas na produção de alimentos

Este ano, o cereal foi disponibilizado gratuitamente aos produtores


05/04/2024 15:00

Abril Laranja: Prefeitura inicia campanha de prevenção ao abandono animal

Ações são voltadas para conscientizar e divulgar iniciativas voltadas a causa animal


04/04/2024 13:44

4ª edição do “Festeco” está com as inscrições abertas

Poderão se inscrever os alunos do ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal, estadual e particular


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura