SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

28/03/2024 17:14:16

Lucas do Rio Verde recebe Circuito PMS em Campo

Circuito do Programa Mato-Grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) em Campo leva soluções aos produtores
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
24/07/2018 15:23

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Nesta terça-feira (24) foi realizado o 2° Circuito do Programa Mato-Grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) em Campo, que leva aos municípios da região soluções para o cumprimento das metas da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir.

O evento aconteceu no Auditório dos Pioneiros e contou com a presença de vários do prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Leopoldo Mendonça, da Secretária Executiva do PMS, Patrícia Lemos, de executivos de instituições financeiras e representantes de entidades, o evento é voltado aos representantes dos setores público e produtivo e abrange 13 municípios do Consórcio do Alto Teles Pires e região adjacente.

O prefeito Luiz Binotti destacou o quanto o Estado é exemplo na preservação, e o quanto Lucas do Rio Verde tem sido destaque nacional em sustentabilidade. “Esse programa visa inserir os municípios na conscientização de sustentabilidade. Lucas do Rio Verde tem a responsabilidade de produzir dentro das normas e tem feito seu papel. Mato Grosso é um estado que possui 60% de suas florestas preservadas e é um estado exemplar no quesito preservação”, disse ele.

Leopoldo Mendonça, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), falou do compromisso dos produtores e da população em produzir com responsabilidade. “Temos o compromisso de produzir com responsabilidade e garantir o futuro das gerações. Felizmente com o conhecimento, o estudo, a tecnologia e a inovação conseguimos produzir com sustentabilidade”, disse o secretário.

A realização do circuito é responsabilidade do Governo do Estado, por meio do Programa Municípios Sustentáveis (PMS) do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), em parceria com o Earth Innovation Institute (EII).

A secretária Executiva do PMS, Patrícia Lemos, contou que hoje no Mato Grosso, 61 municípios já aderiram o PMS e que o programa busca levar o conhecimento de sustentabilidade principalmente aos produtores.

“O programa busca trazer o conhecimento a todos os municípios, sejam eles os projetos e as iniciativas sustentáveis que estão sendo desenvolvidas no Estado, pois não adianta ficarmos discutindo todas as estratégias e programas, se eles não chegarem até as cadeiras produtoras”, explicou ela.

Na programação foram realizadas apresentações sobre a Estratégia PCI, da Empresa Mato-Grossense de Assistência e Extensão Rural (Empaer), das Secretarias de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Gabinete de Desenvolvimento Regional, The Sustainable Initiative (IDH), Earth Innovation Institute (EII), Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) e FS Bioenergia.

Fazem parte do Consórcio as cidades de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Produzir, Conservar e Incluir

O PCI foi lançado pelo governo estadual na Convenção do Clima (COP 21), realizada em Paris em dezembro de 2015, com o objetivo de fomentar a eficiência da produção agropecuária e florestal, e a conservação ambiental com a redução de emissões e sequestro de carbono.

Programa Municípios Sustentáveis

A missão do PMS é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios mato-grossenses, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica, da conservação dos recursos naturais e recuperação ambiental e da redução das desigualdades sociais.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Fotos:

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores

22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores

21/03/2024 14:02

Produtos da Agricultura Familiar são destaques no Show Safra 2024

Além da variedade em hortaliças e frutas, o visitante também encontrará produtos caseiros

20/03/2024 11:22