SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

23/04/2024 08:54:01
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=11285

Município realiza processo de Regularização Fundiária da Comunidade Itambiquara

Área regularizada é de mais de 400 mil m², dividida em 455 lotes; foram beneficiadas 60 famílias, aproximadamente 190 moradores
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
01/03/2023 09:33

(Foto: Prefeitura/ Georreferenciamento)


Ajustar tamanho da fonte:

Esperado há cerca de 30 anos pelos moradores, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde avançou mais uma etapa e realizou, na última semana, o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na Comunidade Itambiquara. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e pela Procuradoria Municipal. 

A área da comunidade regularizada é de 411.581,81 m² e foi dividida em 455 lotes. Foram beneficiadas 60 famílias, aproximadamente 190 moradores. 

As mudanças previstas com a regularização garantem melhorias em serviços de iluminação pública, abastecimento de água, pavimentação asfáltica e passeio público, além de os moradores também receberem o título de suas propriedades, garantindo a real titularidade do imóvel. 

“O processo da Reurb traz para a comunidade a esperança e oportunidade de vida digna. Para muitos até parecia impossível, pois são muitos anos de espera. A capacidade de fazer muitos têm, mas interesse em fazer o melhor nem todos têm. Nós, moradores de Itambiquara, também necessitamos de qualidade de vida”, celebrou a presidente da associação de moradores, Fraguene Graciane Rodrigues de Paula.

O trabalho de Reurb foi apresentado na comissão de Assuntos Fundiários do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, por meio do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, com objetivo de demonstrar à comissão as etapas da regularização desenvolvidas ao longo do último ano. 

De acordo a Secretaria de Planejamento, o projeto foi conduzido com base na Lei Federal de Regularização Fundiária nº 13.465/2017, considerando a parcela urbana e os moradores da localidade a serem regularizados a partir de estudos in loco.

Os documentos e projetos da regularização fundiária foram protocolados junto ao Cartório de Registro de Imóveis do município, para abertura das matrículas de cada lote regularizado, a serem entregues aos moradores. O prazo previsto é de 180 dias, conforme a legislação.

“Fizemos um trabalho de levantamento de dados, conversamos com os moradores para fazer um projeto que atendesse as reais necessidades da comunidade. Isso vai assegurar várias melhorias em infraestrutura, com o acesso a serviços básicos, que estavam sendo prestados de forma precária e serão readequados. A regularização vai garantir muito mais desenvolvimento para aquela região”, esclareceu a arquiteta da pasta, a servidora Isabela Godoy.  

Sobre a Reurb

A regularização fundiária é a ação de tornar legal as áreas ocupadas irregularmente, ou seja, aquelas que estejam em desconformidade com a lei e demais preceitos urbanísticos estabelecidos para imóveis regulares para obter um título legal próprio.

Participaram da reunião o presidente da Comissão, juiz Hugo José Freitas da Silva, o representante do Cartório de Registro de Imóveis, Gilberto Vianconi Souto, o representante da OAB, Wilson Júnior, o representante do CREA, Dionei Xavier, a representante da Defensoria Pública, Josiane Alves Barros, o representante da Promotoria de Justiça, Leonardo Moraes Gonçalves, além dos servidores municipais: Sílvia Krause, representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Derlise Marchiori e Joisiane Mota, representantes da Procuradoria Geral do Município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o adjunto, Danilo Messias, e as servidoras Isabela Godoy e Alícia Dalastra.
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


15/04/2024 15:15

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental


15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal


11/04/2024 11:30

Festa do Milho: mais de 80 mil espigas serão utilizadas na produção de alimentos

Este ano, o cereal foi disponibilizado gratuitamente aos produtores


05/04/2024 15:00

Abril Laranja: Prefeitura inicia campanha de prevenção ao abandono animal

Ações são voltadas para conscientizar e divulgar iniciativas voltadas a causa animal


04/04/2024 13:44

4ª edição do “Festeco” está com as inscrições abertas

Poderão se inscrever os alunos do ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal, estadual e particular


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores