SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

29/03/2024 04:36:12

Novo Mercado do Produtor é inaugurado em Lucas do Rio Verde

A obra atende as necessidades dos produtores e proporciona lazer e espaço de compras para a população
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
26/08/2019 09:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires e Sergio Nery)

Um espaço amplo e organizado, com o objetivo de proporcionar à população luverdense um novo local para lazer e compras e para beneficiar as famílias da agricultura familiar. Com esta proposta, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugurou neste sábado (24) o Mercado do Produtor. A solenidade contou com a presença da população luverdense, autoridades, lideranças, empresários e representantes de entidades e instituições.

“Este é um dia que vai entrar para a história de Lucas do Rio Verde, pela importância desta obra e pela importância deste setor para o município. Com o novo local, estamos eliminando um gargalo da agricultura familiar, que é o da comercialização, assim, nossos produtores vão poder produzir mais, vender mais e gerar ainda mais renda para as famílias, fortalecendo também a economia do município”, destacou o prefeito Luiz Binotti.

O espaço, que conta com mais de 1.400 metros quadrados de área construída, foi dividido em ambientes: 61 boxes para comercialização de produtos, Feira Livre; Sala de Armazenamento; Praça Alimentação; Área de Carga e Descarga; e Sanitários.

A obra recebeu investimentos na ordem de R$ 1.2 milhão, sendo parte do recurso proveniente de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no valor de R$ 897 mil, liberados através do apoio do deputado federal Neri Geller, na época secretário de Política Agrícola do MAPA, e contrapartida do Município de R$ 304 mil reais. O Mercado do Produtor leva o nome de Edvino Geller, pai do deputado.

“Esta é uma bela obra, pensada e construída para todos os luverdenses. Estamos fazendo a nossa obrigação e ajudando o prefeito, que tem muita vontade de conseguir trazer os recursos pro município. E a homenagem ao meu pai foi uma grande emoção, muito conheceram meu pai, foi presidente do clube do idoso, foi quem me incentivou à política, e tenho certeza que lá de cima ele está olhando e cuidando do nosso bom trabalho”, pontuou o deputado Neri Geller.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, elogiou o Município de Lucas do Rio Verde pelos investimentos e falou sobre os avanços que devem ser proporcionados ao setor. “Lucas do Rio Verde é uma referência muito forte em relação ao que a atenção que o município está dando pra agricultura familiar. A feira é o caminho para que o pequeno produtor possa agregar valor, aumentar sua renda, gerar empregos, bom pra economia do município também. Com os serviços de inspeção estadual e municipal integrados, o produtor também terá condições de vender seus produtos não só no município, mas no estado de Mato Grosso, então nossa expectativa é muito grande em relação a isso aqui em Lucas do Rio Verde porque o município demonstra interesse nesse avanço para dar uma condição muito melhor para que o produtor possa crescer, se desenvolver, ganhar dinheiro e, naturalmente, se manter na terra, produzindo para todas as famílias de Lucas do Rio Verde e de Mato Grosso.”

A administração do espaço ficará a cargo da Associação dos Feirantes da Praça da Liberdade, legalmente instituída. “Este novo espaço vai mudar muito as coisas pra gente, vai melhorar nosso trabalho, aumentar nossa clientela, vai melhorar toda parte de higiene e vigilância. E já estamos pensando também em ampliar nossos horários de atendimento”, declarou o presidente da associação, Deonízio da Costa ‘Turco’.

Com a inauguração do Mercado do Produtor, a Praça da Liberdade também assume uma posição de atração turística da cidade, com paisagismo no local, parquinho para as crianças e a instalação de um chafariz, proporcionada através de uma parceria com empresas.

“O novo espaço é uma solicitação antiga dos produtores, que passavam chuva e sol debaixo das lonas. Hoje, com o Mercado do Produtor, eles estão recebendo dignidade pra trabalhar e ganhar o pão de cada dia, com a certeza de que eles estarão ainda mais fortalecidos. Fico muito feliz em entregar esse compromisso do prefeito Binotti à sociedade luverdense, mas principalmente em entregar esse novo local que vai mudar a vida desses 61 feirantes. É a realização de um sonho, mas que não realizamos sozinhos, por isso quero agradecer todas as pessoas que tiveram sua parcela de contribuição para que esta obra, valorizando a praça e o bairro Jardim das Palmeiras. Convido a população agora pra conhecer o Mercado do Produtor e valorizar também os produtos da agricultura familiar”,

O Mercado do Produtor funciona toda quarta, quinta, sexta e sábado, das 15h às 21h, e no domingo, das 7h às 11h30, e está localizado na Praça da Liberdade, na Avenida Goiás, bairro Jardim das Palmeiras.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores