SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

16/04/2024 19:32:11

Prefeitura inicia trabalho técnico para fomentar a produção de mel em Lucas do Rio Verde

Capacitação dos agricultores será realizada por meio de parceria entre Município, Empaer, Sindicato Rural e Senar
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
17/02/2023 10:40

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deu início, nesta quarta-feira (15), ao trabalho de suporte técnico para os apicultores da agricultura familiar, através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Apicultura, que visa fomentar a produção de mel no município.

O projeto, que conta com a parceria da Empaer e do Sindicato Rural, através do Senar-MT, oferecerá capacitação aos apicultores luverdenses, por meio de cursos técnicos.

“Nosso objetivo é fomentar a produção de mel e, para isso, temos que formar os nossos profissionais. Realizaremos visitas técnicas nas propriedades rurais, com acompanhamento da Empaer, e daremos todo o apoio necessário para que Lucas do Rio Verde se torne referência no setor da apicultura”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

O secretário destacou ainda sobre a parceria com a Universidade La Salle, que contará em breve com uma unidade de referência técnica em Itambiquara, na fazenda escola, com alunos do curso de Agronomia. “Com a ajuda dos estudantes, teremos pesquisas importantes para o desenvolvimento do projeto, além de oportunizar o estágio e experiência para os eles”.

A princípio, 10 apicultores e 15 apiários estão participando no programa, que tem duração de três anos, e, desde 2015, apresenta novas tecnologias e formas de manejo para o agricultor aumentar a sua produtividade e renda. Para levar essas ações até os municípios de Mato Grosso, a ATeG conta com técnicos de campo credenciados. Em Lucas do Rio Verde, quem acompanhará os apicultores no período do programa será o zootecnista Sidnei Miranda.

“O objetivo é atender até 30 apiários, sendo dois visitados por dia, para que tenhamos tempo para conversar sobre a parte técnica, abrir as colmeias, e ouvir as demandas. Já a parte gerencial, nós vamos iniciar com o levantamento que o produtor tem em mãos, fazendo um inventário de todo o material apícola, para que, em cima disso, a gente possa fazer um planejamento de crescimento e de aumento de produção”, explica o zootecnista.

Para saber mais informações sobre o programa ou como a propriedade rural pode participar, os interessados devem comparecer à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Paço Municipal.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

15/04/2024 15:15

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental