SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

20/04/2024 07:00:26
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=11871

Administração Municipal e Poder Judiciário inauguram Escritório Social

Lucas do Rio Verde recebe unidade que atua no acolhimento, capacitação e encaminhamento de reeducandos
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
19/07/2023 16:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF), inauguraram a sexta unidade do Escritório Social em Lucas do Rio Verde. 

O local, endereçado na Avenida Bahia, nº 700, bairro Rio Verde, servirá como apoio aos pré-egressos e egressos do Centro de Detenção Provisória, contando com psicóloga e assistente social, que farão encaminhamentos para o mercado de trabalho, estudos, além de prestar assistência no âmbito familiar dos recuperandos.
 
O acompanhamento começa seis meses antes da progressão de regime para o semiaberto ou aberto, para a reintegração do indivíduo à sociedade, visando reduzir os índices de reincidência.

“É mais um dos grandes projetos feitos através do judiciário e nós, enquanto Gestão, podemos nos sentir orgulhosos por ser o sexto município escolhido a ser implantado o Escritório Social. Eu não tenho dúvidas que a equipe vai fazer todo o possível para fazer a diferença na vida das pessoas que precisam”, comentou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O desembargador e supervisor do GMF, Orlando Perri, destacou que o equipamento público evita gastos com sistema penitenciário, além de reduzir a criminalidade.

“Os Escritórios Sociais são instrumentos valiosíssimos na recuperação aos que infringiram a lei. E o que nós pretendemos com a instalação desse Escritório Social nesta importantíssima cidade é exatamente diminuir o índice de violência. Nós vamos tratar as pessoas que estão saindo egressos do sistema prisional oferecendo oportunidades para que eles não retornem à prisão. Precisamos tratar a questão do preconceito, dando oportunidade a essas pessoas que retornam à sociedade. A responsabilidade é de todos nós que queremos uma sociedade mais pacífica”, explica o desembargador.

O juiz Hugo José Freitas da Silva, que será responsável pela Vara Criminal da Comarca de Lucas do Rio Verde, julga ser uma importante ferramenta para a ressocialização.

“De modo a desenvolver atividades sociais que possam reinseri-los à sociedade e a Vara de Execução Penal, estará próxima dessas pessoas, para apoiar e desenvolver esse trabalho. Há uma parceria aqui em Lucas que possibilita ao reeducando que ele esteja trabalhando na Fábrica de Artefatos de Cimento. Essa experiência mostra que é possível, então ter um recomeço de vida mesmo sendo aí um conflito com a lei”, esclarece o juíz.

Criada em 2014, a Fábrica de Artefatos de Cimento Vida Nova oportuniza aprendizado e trabalho aos reeducandos, com a fabricação de blocos de cimento para construções. 

O prefeito Miguel Vaz relembra quanto às parcerias com o judiciário, que o Escritório Social é mais um instrumento para auxiliar na reinserção social e nos projetos habitacionais do Município.

“É um começo de um grande projeto, e de fato muito positivo para a sociedade, vindo ao encontro de outro projeto nosso, a fábrica e blocos.  Estamos já muito próximos de ajustar um novo formato para aplicação de mão de obra no sistema de construção das habitações, especialmente das habitações do Programa SER Família Habitação, onde serão 50 unidades na cidade, onde os reeducandos poderão trabalhar na aplicação de mão de obra. É muito mais que dar o apoio nessa parceria, mas a somatória de poderes, visando engrandecer projetos sociais na formação de uma sociedade mais justa”, acrescenta Miguel Vaz.


 
Escritório Social 

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016, é um serviço compartilhado entre o Poder Judiciário e o Executivo. A expansão do Escritório Social faz parte do programa Justiça Presente, parceria entre CNJ, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com apoio de diversos órgãos públicos e privados.

 Em Mato Grosso, a unidade de Lucas do Rio Verde é a sexta a ser implantada. 
 


Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta


17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


02/04/2024 11:12

Curso de Organização de Lar segue com inscrições abertas

Matrículas gratuitas devem ser feitas no Cras I e II de Lucas do Rio Verde


01/04/2024 10:08

Comdipi abre Chamamento Público para obrigatoriedade de registro das associações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça a importância da regularização cadastral das entidades para continuar os trabalhos sociais com idosos


28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação


26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo


22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos