SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 06:19:49

Agosto Lilás chama atenção para o combate à violência doméstica

Palestras, fixação de cartazes e faixas, sensibilização da sociedade e inauguração de Núcleo são algumas ações programadas
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
02/08/2021 10:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

A campanha nacional Agosto Lilás, que atenta a sociedade para o enfrentamento à violência doméstica, terá uma série de atividades da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde.

Nesta segunda-feira (02), a primeira ação ocorreu no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município com os trabalhadores, onde a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, e secretária adjunta, Débora Carneiro, junto com Polícia Civil, Guarda Municipal e Câmara Municipal conscientizaram sobre a importância da campanha e as consequências da violência doméstica para a sociedade.

“Nós precisamos, enquanto cidadãos, enquanto frente de uma Secretaria, trabalhar o tema não só com mulheres, mas principalmente com homens. Segundo o Instituto Maria da Penha, a violência doméstica teve aumento de 50% em alguns estados do Brasil durante a pandemia e é preciso ser debatida essa questão. Tivemos uma boa aceitação pelos servidores e visitaremos outras empresas”, revela a secretária Janice Ribeiro.

A programação para a data contará com palestras voltadas ao público masculino oferecidas pela equipe do Creas. Nomeada como projeto “Precisamos Falar”, o público escolhido será os garis do Ecoponto (12,19 e 26) e novamente os profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Obras (13,20 e 27).

Na quarta-feira (04), a Secretaria de Assistência Social realizará a Capacitação para Forças de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ministrada pela Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Cuiabá (MT), Jozirlethe Magalhães Criveletto, para os envolvidos na Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. O evento será às 14 horas, no Auditório do Paço.

O espaço do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, instalado dentro da Delegacia da Polícia Civil, será inaugurado nesta sexta-feira (06), fazendo parte das ações da campanha Agosto Lilás e contará com autoridades e imprensa. O horário da inauguração ainda será definido.

Agosto Lilás

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006. A prioridade é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Fotos:

26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo

22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos

21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania

20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda

19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses

15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde

13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores

12/03/2024 15:00

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

11/03/2024 17:05

Prefeitura divulga lista dos inscritos para o Habitacional Sonho Meu

Próximos passos são os períodos de denúncias e visitas das equipes técnicas

11/03/2024 11:09