SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 13:49:33

Agosto Lilás: Município e parceiros orientam funcionários sobre consequências da violência doméstica

Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal e Polícia Civil palestraram em empresa de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
26/08/2021 14:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

A manhã desta quinta-feira (26) começou com muita informação e consciência para trabalhadores da empresa Amazônia Máquinas de Lucas do Rio Verde. Uma ação envolvendo a Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal e Polícia Judiciária Civil resultou na roda de conversa “Empresa Amiga da Mulher: Falando sobre violência”, voltada aos funcionários do setor.

O evento segue a programação da campanha do mês, Agosto Lilás, em alusão à conscientização e combate à violência contra a mulher. Todos os representantes conversaram com os profissionais, cada um levando apontamentos sobre as consequências da violência doméstica e tirando dúvidas dos trabalhadores.

Um dos dados mostrados aos participantes, foi sobre o feminicídio no Brasil durante a pandemia. Em meio ao isolamento social, o país contabilizou 1.350 casos de feminicídio em 2020 - um a cada seis horas e meia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Entre os Estados, Mato Grosso é o que tem a maior taxa de feminicídio com 3,6 casos por 100 mil habitantes. Na situação inversa, o Distrito Federal é o responsável pelo melhor índice (0,4), seguido por Rio Grande do Norte (0,7), São Paulo (0,8), Amazonas (0,8) e Rio (0,9).

A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, conhecida como a Lei do Feminicídio, pois criminaliza o feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher.

“A compreensão dos danos causados por abusos psicológicos e físicos deve ser propagada para a sociedade. Por isso, junto com o coordenador do Creas, Williton Martinelli, pela Secretaria de Assistência Social, decidimos unir forças com a Câmara, representada pelas vereadoras Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Polícia Civil em nome dos investigadores Glaci Silva da Costa Lins e Wlademir Mesquita, para explicar para os trabalhadores da empresa, que são a maioria homens, que o diálogo e o respeito são o caminho para evitarmos mais números de casos denunciados”, esclarece a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Fotos:

28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo

22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos

21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania

20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda

19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses

15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde

13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores

12/03/2024 15:00

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

11/03/2024 17:05

Prefeitura divulga lista dos inscritos para o Habitacional Sonho Meu

Próximos passos são os períodos de denúncias e visitas das equipes técnicas

11/03/2024 11:09